Ubatuba em foco

Simulador de voo desperta interesse pelo mundo da aviação

Alunos do NINJA comemoram a inauguração da “Sala Gastão Madeira”

Colégio concentra ensino de aviação

Celso Teixeira Leite
Foi inaugurada na última segunda-feira,25, no colégio Dominique, a sala “Gastão Madeira”, mais um passo na consolidação do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA, que visa revelar vocações e despertar o interesse de crianças e jovens pelo mundo da aeronáutica.

Gastão Madeira, nascido em nossa cidade, que passa a ser patrono do projeto, é o nome do aeroporto de Ubatuba. Sua trajetória de vida é dedicada a pesquisas e inventos com imensa repercussão no campo da aviação a ponto de ser considerado pioneiro ao lado de ilustres brasileiros como Bartolomeu de Gusmão e Santos Dumont. Suas pesquisas patenteadas levaram-no para a França com recursos do governo brasileiro para dar continuidade aos seus projetos que tinha como princípio o vôo dos pássaros.

Para Cesar Rodrigues, oficial do Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA, coordenador técnico do NINJA, o campo da aviação oferece muitas oportunidades tanto na área civil como militar. “ O jovem pode ser piloto, comissário de bordo, engenheiro de aviação , trabalhar na área de meteorologia e outros setores e garantir o futuro. O importante é estudar”, diz Rodrigues.

A cerimônia contou ainda com a presença de Alfredo Correa Filho, presidente da Associação Comercial de Ubatuba que elogiou a iniciativa do colégio em criar condições para os alunos conhecerem o mundo da aviação e aproveitarem as oportunidades desse mercado. Alfredo rendeu homenagem ainda ao professor Lemar Gonçalves, responsável pelo projeto. Anderson Tato, empresário, também esteve presente, anunciando que irá colaborar permanentemente.

Os vereadores Mauro Barros e Silvinho Brandão marcaram presença e destacaram o trabalho pioneiro que poderá implicar na geração de empregos.

Paulo Lafer (Polé) e Tom Adolpho, antigos aviadores, mostraram-se empolgados com a iniciativa e demonstraram interesse em reativar um antigo sonho: a criação do aeroclube de Ubatuba. As negociações terão andamento tendo como base o colégio.

A reunião contou ainda com a presença de Sonia Bonfim, da fundação Alavanca que pretende que seus alunos frequentem o curso. Os professores Sidney Borges, Rui Grilo e Marcelo de Mário prestigiram o evento. Na oportunidade, Marcelo apresentou detalhes do projeto em que participa na escola municipal Tancredo Neves, da construção de um satélite desenvolvido por alunos. Claudia Oliveira e Elis Simpson anunciaram que realizará, no Colégio Dominique, um trabalho na área de observação de pássaros, integrado ao projeto NINJA.

Simulador de vôo

A sala “Gastão Madeira” tem como principal atração um simulador de vôo a ser operado pelos alunos. "O controle do manche permite a primeira interação do jovem com a aeronave", diz Diogo Moura, instrutor.

O arquiteto Luis Carlos Lima, professor da área de aeromodelismo desperta nas crianças o interesse pelo setor. “Ubatuba é a única cidade da região com um aeroporto na área central e tem tudo para propagar o aeromodelismo", diz Luís. O vice-prefeito Rui Teixeira Leite mostrou-se interessado pela iniciativa e informou que pretende aproximar áreas afins da aviação com a escola.

Twitter 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu