Sexta-feira, 22 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"'Maquiagem' de produtos crescem junto com inflação"

Empresas reduzem quantidades sem deixar claro para consumidor

Para driblar a alta de preços, empresas estão “maquiando” seus produtos. Com o aumento de custos, em vez de elevar o valor do produto, o fabricante reduz o peso ou o seu volume. A mudança, contudo, não é informada com clareza, relata Leandro Martins. Levantamento da Folha em supermercados achou 12 produtos com redução no volume. As embalagens traziam informação sobre a redução – como determina lei – mas, na maioria dos casos, em letras miúdas.

O Estado de São Paulo
 "Dilma enquadra agências reguladoras"

Até o final do ano, órgãos como Anatel e ANP deverão ter comando com perfil técnico, e a ideia do Planalto é ampliar seu controle sobre eles

As agências reguladoras vão começar a ganhar um perfil mais alinhado com a presidente Dilma Rousseff ainda neste ano. As indicações para os cargos já foram iniciadas pelo Planalto. Até o fim do ano, o comando de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP), estará sob nova gestão. As indicações políticas não estão vetadas, mas os aliados terão de encontrar pessoas com perfil técnico efetivo. O Planalto quer aproveitar as mudanças para exercer maior controle sobre as agências. Para operadores do setor elétrico, a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de apertar o Grupo Bertin por conta dos atrasos na entrega de termoelétricas já é uma evidência dessa ligação estreita.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu