Domingueira

Questão de referencial

Sidney Borges
No Estadão de hoje a crônica do Veríssimo, com o título "Velhas certezas", começa assim:
"Velhas certezas custam a morrer. Muitas sobrevivem ao seu desmentido mais fortes do que eram antes. Grande parte da população do mundo ainda vive, do ponto de vista de suas crenças e expectativas, num universo geocêntrico, como se Copérnico e Galileu nunca tivessem existido. O que é compreensível: custamos a aceitar uma nova explicação para o que parecia óbvio, e 400 anos de ciência são muito poucos comparados com alguns milhares de anos de engano. Precisamos de mais tempo para nos acostumar com a idéia de que é a Terra que circunda o Sol."

A questão maior, que quase elevou Galileu à categoria de churrasco, era sobre ser ou não ser o centro do universo. Segundo as escrituras sagradas a Terra ostentava e continua ostentando tal condição. Ora, se a Terra era (é) o centro, tudo deveria girar em torno dela. Mas se a Terra gira em torno do Sol, como disseram Copérnico e Galileu, então o centro deve ser o Sol, pois não é possivel ser o centro do sistema e ao mesmo tempo girar em torno de um dos componentes do sistema.

Com boa vontade a questão poderia ter sido resolvida sem que ninguém fosse ameaçado. Bastava criar uma exceção no estilo "santíssima trindade" em que pai, filho e espírito santo são uma só pessoa e de quebra o espírito santo, além de pessoa é uma pomba.

Ou alguém com sabedoria explicar o conceito de referencial aos litigantes. Se a Terra for tomada como tal, então ela é o centro do universo e ponto final.

No tempo da discussão geocêntrico-heliocêntrico o universo era pequeno, acabava logo ali nos limites do Sistema Solar. Nos últimos anos ele cresceu, especialmente do ano 2000 para cá.

Pego carona nos dados de uma palestra do professor Mario Cortella, que um amigo me enviou ontem.

Hoje sabemos que há mais de 200 bilhões de galáxias por aí e que a Via Láctea, galáxia onde estamos, tem 100 bilhões de estrelas, das quais uma é o Sol.

Em torno do Sol giram oito planetas. A Terra, nossa casa, é o terceiro. Neste planeta rochoso e aquático existem perto de 30 milhões de espécies vivas, das quais só conhecemos 3 milhões.

Dentre as espécies conhecidas, uma é a do Homo sapiens, à qual pertencemos.

Hoje há mais de 6,5 bilhões de humanos respirando oxigênio e exalando gás carbônico. Você é um deles. Parabéns. 

Pense nisso quando você se achar importante.

E se alguém lhe perguntar:

- Você sabe com quem está falando?

Retruque:

- Você tem tempo? Podemos conversar?

Tenho algumas coisas a lhe dizer...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu