Pensata

Dengue

Sidney Borges
Não há dia em que não saia na mídia alguma notícia (ruim, ou se alguém preferir, péssima) sobre a dengue. Não bastassem as formas virais 1, 2 e 3, que tanto mal tem causado, reaparece o vírus tipo 4 que não dava as caras há 28 anos. Em Ubatuba a brava equipe que cuida da prevenção tem trabalhado duro. Digo isso por que a minha casa foi visitada 4 vezes. Não me incomodam as visitas, quando posso ofereço café e biscoitos, evitar a proliferação do mosquito é um trabalho da maior importância.

Mas é apenas um paliativo. Acabar com o Aedes aegypti é difícil, para não dizer impossivel e é natural imaginar que quando cessar o ruído em torno da epidemia as medidas preventivas serão abrandadas e os mínusculos vetores voltarão a ocupar seu lugar na cadeia alimentar.

A existência da dengue em pleno século XXI é motivo de vergonha. A vacina é a única forma de exterminar o mal, mas para que seja criada é preciso dinheiro. Temo que não haja interesse em resolver o problema. Será que não seria mais econômico financiar a vacina e não ter de arcar anualmente com despesas hospitalares e ações caça-mosquitos?

Enquanto a vacina não for prioridade continuaremos fazendo o que o manual manda para evitar a proliferação dos vetores alados. E esperando não contrair a forma letal da doença.

Twitter 

Comentários

Anônimo disse…
Sr. Sidney.. muito obrigado..
Temos feito o melhor de nós, porém é uma luta ingloria. O País passa por uma situação muito dificil com relação à Dengue. Precisamos da ajuda da população para podermos ajuda-la.
Antenor Benetti - Coordenador Controle de Endemias - Ubatuba

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu