Geral

O complexo nuclear em Angra dos Reis - Foto: / Gabriel de Paiva-O Globo

Angra planeja obras para ter plano de fuga pelo mar

Do Blog do Noblat
Além de anunciar a contratação de uma consultoria externa para reavaliar a segurança das encostas no entorno de Angra 1 e 2 , que já passam por um monitoramento constante, a direção da Eletronuclear, que opera as usinas, já tem em mãos um estudo para a construção de dois píeres nas imediações da central, visando a reforçar o plano de retirada dos moradores da cidade, em caso de acidente ou outro evento não esperado.

Um cais seria instalado na Baía da Ribeira, do lado direito das usinas, do ponto de vista do mar, e o outro na Praia Brava, do lado esquerdo, onde ficam as residências dos funcionários, revela reportagem de Leonardo Cazes, publicada pelo GLOBO nesta segunda-feira.

Apesar de não ser responsabilidade da empresa, criar uma alternativa de retirada das pessoas por mar é especialmente importante no caso de um deslizamento na Rio-Santos. Nos últimos anos, a rodovia, que passa pelo complexo de Angra, sofreu inúmeros escorregamentos.

Uma grande avalanche em 1985 aconteceu na face oposta da montanha onde, do outro lado, fica Angra 1. Na ocasião, o Laboratório de Radioecologia foi soterrado e um pequeno cais com barcos de funcionários, destruído. A saída de água da usina, usada no processo de refrigeração, quase foi atingida.

A vulnerabilidade da região, em razão de suas características naturais, sempre foi uma preocupação da Eletronuclear, que, em 2002, chegou a fazer a recuperação de 60 quilômetros da estrada, quase simultaneamente ao início da operação de Angra 2.

Como noticiou domingo O GLOBO, a crise nuclear no Japão - após o acidente provocado por um terremoto e uma tsunami jamais vistos no país - e as chuvas de janeiro na Região Serrana do Rio levaram a Eletronuclear a buscar uma segunda opinião sobre a situação geológica das encostas de seu terreno.

Desde que as instalações começaram a ser utilizadas na Praia de Itaorna, onde estão as duas usinas e uma terceira em fase final de construção, oito pontos considerados críticos são permanentemente vigiados.

Agora, uma comissão, juntamente com consultores independentes, vai checar de novo todas as obras e medidas de contenção já adotadas.

Leia mais aqui

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?