Vida

Surfando no tempo

Sidney Borges
O tempo da Física não tem paralelo com a concepção que dele fazemos. Para o homem comum o tempo assemelha-se a uma onda que passa. Enquanto estivermos vivos estaremos surfando no limiar dessa onda. Na esquisitice geral do Universo sabemos que o tempo não é uma entidade solitária, ao lado dele está o espaço, na verdade os dois não existem isoladamente, existe o espaço-tempo que é suscetível aos campos gravitacionais. Quanto maior a gravidade (propriedade da massa), maior a distorção do espaço-tempo. No horizonte de eventos de um buraco negro deve cessar o fluxo temporal. tudo permanecendo forever como está. Será?

Ok, estou me alongando em divagações. Esse estado d'alma surgiu em função de eu estar dialogando com Walter Clark há três dias. Nada de sessão espírita, não acredito nisso, estou relendo a biografia dele escrita por Grabriel Priolli, digo, muito bem escrita. Walter foi um homem poderosíssimo, criou e dirigiu a Rede Globo a partir do nada e a transformou na potência que é hoje. Teve uma vida cheia de aventuras e emoções fortes, casou-se quatro vezes e nos intervalos namorou mulheres lindíssimas. Foi também o detentor do maior salário do mundo ocidental durante algum tempo, resultado do contrato que lhe dava 1% do faturamento bruto da Globo.

Mas também viveu coisas que não desejo ao pior inimigo, no dia em que nasceu seu filho caçula morreu sua filha mais velha. Emoções contraditórias. Como conciliar tais sentimentos?

Os excessos acabaram cobrando a fatura, Walter morreu dormindo aos 60 anos de idade. Enfarte agudo do miocárdio.

Morreu moço, na idade em que as grandes reflexões começam a ser feitas e novos rumos são traçados. Ele tinha muito a ensinar aos jovens que seguem a carreira televisiva. Estou chateado, o livro está no fim, vou sentir falta.

O tempo curto da vida humana me encorajou a traçar um anteprojeto visando mudar certas regras do jogo. Acho que deveríamos viver pelo menos trezentos anos. Nos cem primeiros envelheceríamos até atingir 35. Nos cento e cinquenta anos seguintes envelheceriamos o equivalente a 10 anos de hoje. Os últimos 50 anos seriam dedicados ao ensino e ao lazer, morreríamos com a aparência dos 45 anos de hoje, de causas naturais, sem sofrimento e sem doenças.

Acho esse projeto muito bom, vou encaminhá-lo ao gerente geral. Como não sei o endereço usarei um canal ao qual me acostumei na infância, mas que nem sempre funcionou. Uma vez pedi bicicleta e ganhei pijama listrado e dois livros...

Não faz mal, tentar é permitido. Hoje mesmo postarei o envelope endereçado ao Papai Noel. Quero mais tempo...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu