Reminiscências

Lula sem censura

Retrospectiva 2010 - No tempo do 3º mandato - 25/8/2010

Do Blog do Noblat
Do alto de sua gigantesca aprovação e a essa altura convencido de que fez seu sucessor, Lula permite-se o luxo de dizer qualquer coisa que lhe venha a cabeça. Nada tem a perder. E nada perde com o que diz.

Esta tarde, por exemplo, ao sancionar a lei que amplia os poderes do Ministério da Defesa, ele disse em tom de brincadeira que poderia ter sido enviada ao Congresso "uma emendinha" à Constituição garantindo-lhe mais alguns anos no cargo.

A brincadeira traiu um sonho que ele de fato alimentou.

Antes de se decidir por Dilma, Lula sondou vários amigos sobre a hipótese do terceiro mandato consecutivo - entre eles os governadores Jaques Wagner, da Bahia, Eduardo Campos, de Pernambuco, e Paulo Hartung, do Espírito Santo. E se aborreceu com alguns deles que se opuseram à idéia.

Entre correr o risco de jogar fora parte de sua popularidade travando a batalha do terceiro mandato ou de conservá-la para eleger seu sucessor, Lula preferiu o segundo caminho. De resto, ao eleger Dilma ele poderá tentar voltar quando quiser - em 2014 ou na eleição seguinte.

Na mesma ocasião em que mencionou a "emendinha", Lula lamentou só ter comprado um avião para a presidência da República. "Eu deveria ter comprado um maior ou dois", disse.

Acostumem-se. Daqui para frente ele só tende a piorar.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu