Coluna do Editor

Estranhices

Texto aparentemente hermético e sem sentido, mas nada hermético e com muito sentido

Sidney Borges
No transcorrer da Segunda Guerra Mundial os americanos ocuparam diversas ilhas do Oceano Pacífico. Na região da Nova Guiné havia tribos que nunca tinham tido contato com a civilização. Desconfiados espreitaram à distância e viram homens com fones de ouvido falando coisas aparentemente desconexas para caixas cheias de botões e mostradores. Pouco depois chegava um avião trazendo comida e ferramentas. O ritual era repetido de tempos em tempos. Primeiro a conversa com a caixa, em seguida a chegada do avião.

Um dia a guerra acabou e os americanos foram embora no avião, levando as caixas. Os nativos então construiram caixas falantes e aviões próprios. Com tecnologia disponível, isto é, bambú e folha de palmeira. Em seguida abriram pistas na mata onde depositaram as naves.

Até hoje deve ter algum velhinho com fone de ouvido de casca de coco e cipó esperando a chegada do pássaro mágico. A mente humana funciona assim, quando não compreendemos um fato há dois caminhos a seguir. O mais difícil  e árduo consiste em investigar até encontrar uma saída lógica e consistente.

O outro é buscar soluções mágicas e divindades.

Assim, certas atitudes que parecem não fazer sentido estão fundamentadas no pensamento mágico, ou seja: falando para a "caixa" alguns pensam mudar a realidade.

Vão ficar no desejo, pois como disse um dia "Deep throat":

- Folow the money...

Tem gente seguindo.

Se vão encontrar são outros quinhentos...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu