Manchetes do dia

Sábado, 20 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"Brasil se abstém de condenar Irã por violar direitos"

Resolução da ONU contra violência à mulher foi motivada por caso de Sakineh, iraniana condenada a morrer apedrejada

O Brasil se absteve de votar nas Nações Unidas resolução expressando "preocupação profunda" com violações dos direitos humanos no Irã. O texto foi patrocinado por 42 países, sob a liderança do Canadá, e levado ao comitê de direitos humanos da Assembleia Geral. A resolução foi aprovada por 80 votos a 44, com 57 abstenções. O debate foi motivado pelo caso de Sakineh Ashtiani, iraniana acusada de adultério e coautoria no assassinato do marido; condenada à morte por apedrejamento em 2006, ela aguarda decisão presa. O texto critica a pena de morte e a violência contra a mulher. No início do mês, a presidente eleita, Dilma Rousseff, havia chamado o apedrejamento de "bárbaro". Para o representante do Brasil, Alan Sellos, a ONU trata os direitos humanos de maneira "seletiva".

O Estado de São Paulo
"Superávit menor vai pressionar juro"

Na prática, governo reduz meta para 3% do PIB, indicando ampliação de gastos e gerando pressão do mercado para elevar taxa básica

O governo reduziu, na prática, a meta de superávit primário das contas públicas de 2011 para 3% do PIB, em lugar dos 3,3% utilizados no modelo matemático do Banco Central que projeta a inflação e ajuda a definir os juros. A alteração indica gastos maiores - o governo federal ampliou em cerca de R$ 18,6 bilhões as despesas previstas para este ano, na contramão do discurso de contenção feito pela presidente eleita Dilma Rousseff. Isso aumenta a pressão do mercado financeiro para a elevação da taxa básica de juros e torna mais complicado o cenário para o BC decidir os rumos da política monetária. Para os economistas Ilan Goldfajn e Alexandre Schwartsman, o superávit primário real(sem truques contábeis) não vai atingir 3,3% do PIB em 2011, e o BC terá de elevar os juros para controlar a inflação - que eles calculam em algo perto de 5,5% em 2010 e mais de 5% em 2011, fora do centro da meta (4,5%).

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu