Ubatuba em foco

Se não fosse o Navio

Miriam Tabarro
A rua que chamo de minha não é “ladrilhada de brilhantes para o meu amor passar”...Não . Essa rua, acesso principal para minha casa, nem tem mais buracos. Tem crateras, imensas crateras.

Nessa mesma rua, um pouco mais à frente, o mato tomou conta do caminho já que faz muito, mas muito tempo mesmo, ninguém cuida da manutenção.

Mas, surpresa! Nesta semana um mutirão de trabalhadores da Prefeitura equipados com todas as ferramentas e materiais necessários, num trabalho rápido e eficiente, fecharam todas as “cavidades”do solo refazendo o asfalto, enquanto um outro bando, com enxadas, foices e máquinas de podar limpavam o mato que invadia o meio fio no Caminho do Cais.

Os moradores do pedaço ficaram atônitos com a presteza e agilidade do serviço, e se perguntaram o que, afinal, estaria acontecendo. Teria o prefeito tido um surto de bom senso e percebido que, ao invés de ficar fazendo campanha para candidato “ficha suja” deveria gastar seu precioso tempo cuidando da cidade que o elegeu para administrador? Será que ele finalmente decidiu estar presente e desempenhar seu verdadeiro papel ? Como bom político (existe isso???)dar a contrapartida para os que pagam religiosamente seus impostos e zelar de modo responsável pelos habitantes locais? Seriam os trabalhadores “astronautas”, ou mesmo ETs, que, penalizados com o estado do município, resolveram dar uma força? Meu Deus, o que seria afinal?

Minha gente, não há muito mistério, não. E já vou matar a curiosidade de todos. É muito simples: é o Navio. Isso mesmo, o Navio que está próximo a chegar. Nós, os que moramos aqui, trabalhamos aqui, gastamos aqui, pagamos IPTU, alvarás, e demais taxas municipais aqui, não merecemos ter a cidade cuidada e limpa, mas o Navio,( assim mesmo, com letra maiúscula, qual fosse uma entidade) merece. Entenderam?

É promissor que vez por outra Ele nos visite, porque pelo menos uma parte da “casa”se apresenta limpa. E observem que nós, moradores deste trecho da orla onde desembarcam os passageiros temos sorte. O que dizer do abandono da Av. Carlos Drumond de Andrade e muitas outras ruas, da Ressaca, da Sesmaria , da Estufa I e II , etc, etc, etc. , bairros por onde os turistas do Navio não circulam? Por conta dos cuidados que a cidade obtém, Ubatuba teria que receber um Navio por dia. Assim mesmo, esse trato não passa de um simples make-up, uma “maquiagenzinha”, um “tapa” como diz a moçada, pra manter as aparências, e não o resultado de uma ação planejada, competente, que poderia deixá-la sempre bem apresentável, como deve ser.

Semana passada, tendo que ir ao sul de Minas, atravessei algumas cidades como Bragança Paulista, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro e fiquei com vontade de dar os parabéns aos prefeitos de todas elas pela dedicação que parecem ter na administração diligente de seus respectivos municípios.Que inveja!

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Será que o Navio não vem aqui na Ressaca?
Bem que precisavamos....

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu