Manchetes do dia

Quarta-feira, 13 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Com torcida e suspense, Chile começa a içar os 33"

Após 69 dias, o capataz Florencio Ávalos é o primeiro a voltar à superfície da mina

Depois de 69 dias presos em uma mina 622 metros abaixo do solo, o primeiro dos 33 operários chilenos foi resgatado na madrugada de hoje. Florencio Ávalos, 31, emergiu do duto à 0h11. O mineiro foi resgatado são e salvo pela cápsula Fênix 2, pintada com as cores da bandeira do país. O resgate do grupo deve continuar nos próximos dias. Com óculos escuros, para evitar alguma lesão nos olhos pela exposição repentina à luz, Ávalos, capataz da turma que ficou presa na mina San José, saiu da cápsula aplaudido e aos gritos de "Chi-chi-chi-le-le-le". O mineiro encontrou a mulher, os filhos e os pais. A operação, que começou cerca de dois meses antes do que se previa, foi acompanhada ao vivo por TVs e jornais de todo mundo.

O Estado de São Paulo
"Resgate de mineiros mobiliza Chile"

Até as 21h30, salvamento ainda não havia começado; para ministro da Saúde, 'é como se a mina estivesse em trabalho de parto'

O resgate dos 33 mineiros isolados a 700 metros de profundidade há 69 dias, previsto para começar ontem, mobilizou na região de Copiapó o governo do Chile e centenas de jornalistas. Até o fechamento desta edição, às 21h30, a operação ainda não havia sido iniciada, mas já se sabia até a ordem de retirada - coube ao presidente Sebastián Piñera anunciar que Florencio Avalos seria o primeiro. No salvamento, os mineiros usariam roupas com tecido que mantém a temperatura do corpo constante e óculos com lentes que bloqueiam 100% dos raios u1travioleta. "É como se a mina estivesse em trabalho de parto", comparou o ministro Jaime Mañalich (Saúde).

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu