Manchetes do dia

Sexta-feira, 17 / 09 / 2010

Folha de São Paulo
"Novas acusações derrubam ex-braço direito de Dilma"

Erenice Guerra será substituída interinamente por seu secretário-executivo

Demitida atribui denúncias a ‘sórdida campanha’ movida por ‘paixões eleitorais’. Candidata do PT apoia saída. Erenice Guerra perdeu o cargo de ministra da Casa Civil após revelação, feita ontem pela Folha, de mais um caso de tráfico de influência envolvendo seu filho Israel e o ministério. O substituto interino será o secretário-executivo, Carlos Eduardo Lima. A solução definitiva pode ficar para depois das eleições. Na valiação de Lula, a denúncia contra Israel Guerra tinha maior potencial de trazer danos eleitorais do que o escândalo da quebra de sigilos na Receita. A empresa EDRB, de Campinas, acusa o filho de Eerenice e um assessor dela de pedir R$ 240 mil mais 5% de comissão para intermediar empréstimo no BNDES. Em carta, Erenice disse precisar de “paz e tempo” para se defender das acusações, que ela atribui a uma “sórdida campanha” movida por “paixões eleitorais”.Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil à época da negociação, apoiou a saída para que a investigação da denúncia transcorra “da melhor forma”.

O Estado de São Paulo
"Escândalo na Casa Civil cresce e derruba Erenice"

Nova denúncia de tráfico de influência envolve filho da sucessora de Dilma no ministério. O BNDES nega esquema. Candidata petista elogia demissão

A sucessora de Dilma Rousseff (PT) na Casa Civil, Erenice Guerra, pediu demissão ontem, após seu filho, Israel Guerra, ser acusado de envolvimento em um novo caso, de tráfico de influência no governo em troca de pagamento de comissão. O consultor de uma empresa afirmou ter recebido de filhos de Erenice proposta de pagamento de 5% para liberar empréstimo do BNDES. O banco afirmou que o empréstimo foi rejeitado por critérios técnicos e negou que, a concessão do crédito estaria submetida a esquema na Casa Civil. Dilma elogiou a demissão, "para que a investigação corra da melhor forma possível". Também ontem, foram exonerados de cargos no governo do Distrito Federal o próprio Israel e um irmão de Erenice, José Alves de Carvalho.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu