Fidel tucanou!

Modelo cubano não funciona, diz Fidel

Estadão
O líder cubano Fidel Castro, de 84 anos, admitiu que o modelo econômico de Cuba "não funciona mais" e, num mea culpa histórico, afirmou que sua posição na Crise dos Mísseis de 1962, que quase levou os Estados Unidos e a ex-União Soviética a um conflito nuclear, no auge da Guerra Fria, "não valeu nada a pena".

As declarações foram publicadas ontem no blog do jornalista americano Jeffrey Goldberg, da revista americana Atlantic Monthly. "O modelo cubano não funciona mais nem para nós", disse Fidel ao jornalista, ao responder a uma questão sobre se o modelo econômico da ilha ainda poderia ser exportado.

O novo discurso reflete a concordância de Fidel - já manifestada numa coluna publicada em abril pela imprensa estatal cubana - com as modestas reformas econômicas promovidas por seu irmão caçula, Raúl Castro, atual presidente de Cuba.

O jornalista também disse que Julia Sweig, especialista em Cuba do centro de estudos americanos Council on Foreign Relations, que presenciou o diálogo em Havana, acredita que as palavras de Fidel reflitam uma admissão de que "o Estado tem um papel grande demais na vida econômica do país".
Leia mais

Nota do Editor - Fidel está, ao que tudo indica, padecendo de tucanice senil aguda. O espírito de Stalin não deve ter gostado das declarações do "Coma Andante". O futuro está na economia centralizada e planejada. Quitandeiros e barbeiros, acreditem nas minhas palavras, vocês ainda viverão o porvir glorioso da Quitandabras e da Barbabras. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu