Sob suspeita

Possível fraude aos cofres públicos é investigada em Ubatuba

Ministério Público apreendeu computadores da Prefeitura e da Câmara Municipal

Do VNews (original aqui)
A Promotoria de Justiça investiga uma possível fraude aos cofres públicos em Ubatuba. Na semana passada, computadores da Prefeitura e da Câmara Municipal foram apreendidos para averiguação. A Prefeitura é um dos alvos da Justiça.

No Paço Municipal, foram apreendidos discos de memória de computadores, além de outros equipamentos de informática. Dados que estavam armazenados no servidor foram copiados e devem passar por perícia. Toda a ação envolveu materiais relacionados ao departamento de arrecadação de impostos A administração diz não saber o teor do processo, mas adiantou que vai instaurar uma comissão paralela para investigar uma possível fraude.

"Nós temos que impedir que os recursos que precisam entrar nos cofres públicos, de alguma forma possam estar sofrendo, por parte de algum mecanismo ilegal, dentro de estruturas de arrecadação da prefeitura, sendo desviados, prejudicando o orçamento municipal", disse o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a apreensão dos equipamentos não deve prejudicar os serviços da administração municipal. "Folha de pagamento está rodando normalmente, arrecadação de tributos continua funcionando, andamento dos processos administrativos. Toda a tramitação, todo o funcionamento da administração pública não sofreu prejuízo", falou o secretário.

O Poder Legislativo também está na mira da Justiça: sete discos de memória foram apreendidos na Câmara Municipal. Eles eram dos computadores usados pela diretoria e pelo departamento de contabilidade. Mas o presidente da casa, Ricardo Cortês, disse também não saber o motivo das investigações. "Devem estar fazendo uma checagem, porque realmente a gente não foi esclarecido pra quê seria feita a retirada".

O Ministério Público confirmou que moveu uma ação na área do patrimônio público. O juiz da 1ª Vara, João Mário Estevam da Silva, determinou a apreensão de computadores, HD's e pen drives na prefeitura, na Câmara Municipal, na casa e na empresa do vereador Biguá, na casa do prefeito, do chefe de gabinete e do secretário de arquitetura.

Como a ação corre sob segredo de Justiça, nem o Ministério Público nem o Fórum passaram mais detalhes sobre o processo. O vereador Gerson Biguá não foi encontrado para comentar o assunto.

Assista à reportagem aqui.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu