Região

Projeto de duplicação da Rio/Santos é concluído e obras devem começar em 2011

Saulo Gil no Imprensa Livre (original aqui)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) anunciou que o projeto básico sobre a ampliação e reforma da Rodovia BR-101 (Rio/Santos), no trecho urbano de Ubatuba, já foi concluído. Segundo a diretoria do Departamento Federal, o próximo passo da iniciativa é a aprovação da proposta por técnicos e os ajustes finais nos valores previstos e na planta da obra, que podem surgir durante essa fase.

Encerrada a etapa do projeto, que deve ocorrer em 45 dias, o Dnit convocará uma audiência pública com a sociedade local, a fim de debater as propostas de mudanças inseridas na obra. A previsão inicial era de duplicação e construção de ciclovia ao longo do trecho urbano de Ubatuba, além da abertura de passagens subterrâneas e rotatórias nos pontos com maior movimento de pedestres e ciclistas.

No entanto, os técnicos do Dnit evitaram adiantar qualquer novidade sobre o projeto, até a sua aprovação final dentro do órgão Federal. Segundo o Departamento Federal, os recursos para essa obra fazem parte do PAC 2 anunciado nesse ano pelo presidente Lula. No entanto, os engenheiros ressaltam que a fase licitatória da obra só poderá começar após a aprovação do projeto na Audiência Pública.

A previsão é de que, em caso de sanção da sociedade à proposta, no primeiro semestre de 2011 já se conheça a vencedora da licitação, permitindo aos órgãos responsáveis emitirem os licenciamentos necessários para a obra.

Mesmo com os últimos avanços anunciados pelo Dnit, a duplicação do trecho urbano de Ubatuba da Rodovia Rio-Santos já se encontra atrasada. Em 2008, o então superintendente do Dnit do Estado de São Paulo, Ricardo Rossi Madalena, confirmou que os trabalhos deveriam começar em 2009.

“Somente após a conclusão do projeto é que se licitarão as obras, que estimamos serem iniciadas no 1ª semestre do exercício de 2009 e provavelmente com a duração em torno de 1 ano”, disse o engenheiro, em entrevista publicada em a gosto do ano retrasado. O chefe da divisão do Dnit no Litoral Norte, Nilson Franco Martins, prefere não falar em atrasos e considera que o projeto precisa cumprir todos os ritos legais, antes de ser colocado em licitação.

Segundo dados divulgados pela União, a obra está prevista para 53 quilômetros de “adequação de capacidade”, termo que a assessoria de comunicação do Dnit, em Brasília, traduziu como “duplicação”. Além disso, o relatório inicial do PAC 2 também cita a reestruturação de toda a travessia urbana de Ubatuba e estima disponibilizar R$ 155 milhões para a realização das intervenções.

Portanto, além de todas as mudanças previstas no trecho da rodovia que corta o Centro do município, a disponibilidade de recursos anunciada pelo PAC 2, também prevê investimentos no restante da estrada, até a divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

A informação sobre a conclusão do projeto básico da obra foi obtida junto ao ex-vereador de Ubatuba, Charles Medeiros, que mesmo sem ocupar cargo público na cidade, vem constantemente cobrando resposta do Dnit sobre o futuro do trecho federal da Rio-Santos.

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