Pintura

Retrato de Sarah Siddons - Joshua Reynolds
x
A Sra. Siddons como Musa da Tragédia (1784)

Do Blog do Noblat (original aqui)
Muito ambicioso, Reynolds usou toda sua inteligência e charme, assim como seus talentos artísticos, para se promover e no curso de um ano de muito trabalho já era “o” nome em Londres para quem queria um retrato seu ou de alguém de sua família.
 
Reynolds, um verdadeiro artista, mas também um homem engenhoso, criou uma galeria onde expunha suas pinturas e também quadros de artistas consagrados pelo tempo, que ele comprava e vendia.

Sua clientela, como não podia deixar de ser, era de gente do mundo da moda, das grandes fortunas, e da intelectualidade que norteava a moda.

Quando a Royal Academy foi fundada, em 1768, ninguém se admirou ao ver que o primeiro presidente eleito foi Joshua Reynolds que, no ano seguinte, foi sagrado cavaleiro. Os discursos anuais que proferia diante da Academia reunida são peças literárias, sempre em estilo acadêmico, onde ele sugeria que a generalização eclética devia se sobrepor à observância duma linha rígida de pensamento.

O estilo proposto por ele, que logo passou a ser conhecido como Grand Style, teve enorme influência no desenvolvimento da arte do retrato. A imagem de hoje mostra o retrato de Sarah Siddons, a grande atriz shakespereana do século XVIII, que marcou o teatro inglês. Reynolds colocou sua assinatura na bainha do traje da atriz porque, como ele lhe escreveu “resolvi entrar para a posteridade na bainha de seu vestido”.

O retrato feito por Reynolds imediatamente confirmou a posição da Sra. Siddons como a maior atriz trágica de seu tempo. Ele a apresenta num papel teatral, personificando Melpomene, a musa grega da Tragédia; atrás dela colocou duas figuras, uma representando o terror (à direita) e outra a compaixão.

Curiosidade: em 1950, Joseph Mankiewicz homenageou a atriz (e o pintor) em um filme que é também uma obra-prima: “All About Eve” (A Malvada), com Bette Davis. O retrato da Sra. Siddons é visto em várias cenas do filme. Além disso, ele criou no roteiro do filme um prêmio fictício, o “Sarah Siddons”, que era entregue às melhores atrizes de teatro do ano (hoje esse prêmio é uma realidade).

Acervo Dulwich Picture Gallery, Dulwich, Londres
http://www.dulwichpicturegallery.org.uk/the_gallery/en.wikipedia.org/wiki/Joshua

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu