Manchetes do dia

Terça-feira, 06 / 07 / 2010

Folha de São Paulo
"Custo do trem-bala é imprevisível, diz TCU"

É impossível saber quanto custará o trem-bala entre São Paulo e Rio, aponta relatório do Tribunal de Contas da União. Segundo a área técnica do TCU, os estudos geológicos para a obra foram insuficientes, informa Dimmi Amora

Foram realizados apenas 4,4% da quantidade mínima de sondagens para estimar o preço da obra. Apesar das restrições técnicas, os ministros do tribunal aprovaram os estudos de viabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A ANTT estimou a obra em R$ 21 bilhões, 63% do total do projeto. O edital de licitação sairá nesta semana. Em casos similares, o TCU determinou que projetos fossem revistos. Pesou agora a pressão do governo para que isso não ocorresse. Se o estudo fosse refeito, não haveria licitação neste ano. Como a obra será fiscalizada, os ministros preferiram evitar embaraços. Segundo a ANTT, cabe aos construtores definir o traçado final. Por isso, não houve cálculos precisos.

O Estado de São Paulo
"Avaliação do MEC indica piora das escolas particulares de SP"

Rede privada não cumpre metas na 8ª série do fundamental e no ensino médio; no País, nota fica estagnada

A rede privada de ensino do Estado de São Paulo teve piora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para a 8.ª série do ensino fundamental e o ensino médio na comparação entre 2005 e 2009. A nota da rede privada do País como um todo se manteve estagnada. Dados divulgados pelo MEC mostram que, em 2005, as escolas particulares paulistas tiveram nota 5,8 no ensino médio. Quatro anos depois, ela caiu para 5,3, abaixo da meta do MEC (5,9). No período, a média dos colégios privados do Brasil se manteve em 5,6. A rede privada de São Paulo também não conseguiu cumprir a meta para a etapa de 5.ª a 8.ª série. Ficou com 6,0 - a meta era 6,5. Quatro anos antes, a média foi de 6,3. Desde 2005, a média nacional cresceu 0,1, passando a 5,9. O índice desejado pelo MEC era de 6,0.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu