Coluna do Rui Grilo

Todos juntos somos fortes

“Todos juntos, somos forte
Somos flecha, somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer”

Rui Grilo
O estribilho dos “Saltimbancos”, peça infantil de Bacalov e Chico Buarque, resume a mensagem da peça : separados estamos mais sujeitos à coação, à opressão e à dominação. Perante um inimigo mais forte e que quer se prevalecer do seu poder para nos explorar, temos que juntar as diferentes capacidades. Na peça, cada um dos animais – o gato, a galinha, o jumento e o cão – tinha uma arma de defesa diferente – as unhas, o bico, as patas e os dentes.

Essa peça foi muito difundida como uma crítica à ditadura no Brasil e em outras partes do mundo. Nessa situação, a história desses animais foi um chamamento à união e a união contra os ditadores.

A ditadura explícita acabou mas os governantes, ao invés de usar seu poder em benefício da população, continuam a usar para favorecer aqueles que os apóiam e contra aqueles que os criticam, como uma forma de conquistar a maioria e calar a oposição através do medo da retaliação.

Circula aqui em Ubatuba um jornaleco cujo principal objetivo é divulgar louvores à administração e tratar a oposição de uma forma pejorativa de maneira a destruir sua imagem colocando-a em situações vexatórias. É interessante que ele quase não tem propaganda explícita e é distribuído gratuitamente, o que nos leva a imaginar de onde vem os recursos , pois jornais mais sérios tem muita dificuldade em sobreviver.

Se fosse caiçara ficaria muito incomodado com o nome pois com esse nome e com seu conteúdo está vinculando a cultura caiçara à maledicência e à fofoca.

Na edição de 08/07/10 ele se volta contra um proprietário de uma escola dando a entender que é mal intencionado, ingrato ou de memória curta por ter criticado o prefeito, justo ele que foi beneficiado com o asfalto na frente da escola. Como se a conservação das ruas não fosse uma obrigação do bom administrador e um direito do cidadão. Por aí se vê a mentalidade dessa publicação, em que o serviço prestado pela administração é um favor que compraria a consciência de quem recebe, impedindo a livre manifestação de suas idéias.

Apesar dessas iniciativas de coação, cada vez mais é necessário colocar a boca no trombone se quisermos um município com melhor qualidade de vida, principalmente porque aqueles que elegemos para fiscalizar o executivo, além de não cumprirem com o seu papel, também estão envolvidos em ações que estão sendo investigadas pela justiça.

Mas é bom destacar que, se a ação da justiça traz alguma esperança, ela só se mobilizou a partir das denúncias feitas por cidadãos que se uniram e venceram o medo de retaliações.

Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu