Manchetes do dia

Domingo, 06 / 06 / 2010

Folha de São Paulo
"Bancos ajudam Planalto em lobby pró-Petrobras"

Instituições pressionam senadores pela aprovação de projeto de capitalização da estatal

Bancos privados nacionais e estrangeiros estão ajudando o governo Lula a pressionar a oposição no Senado a aprovar o projeto de capitalização da Petrobras. Ao menos três instituições com interesse na operação pediram a senadores do PSDB e do DEM que não votem contra a proposta. Os bancos alegam que a estatal pode enfrentar dificuldades para manter seu cronograma de investimentos no final deste ano, pois já assumiu compromissos que exigem a captação de pelo menos R$ 60 bilhões. A operação pode chegar a R$ 100 bilhões, a maior da história da estatal e, talvez, do mercado mundial. Com isso, o capital da Petrobras pode ser elevado em 38%. Se o projeto for aprovado, a estatal espera fazer a capitalização em julho.

O Estado de São Paulo
"Ibope mostra Serra e Dilma empatados"

Primeira pesquisa feita após propagandas dos dois pré-candidatos na TV dá 37% das intenções de voto para cada um; igualdade persiste no segundo turno

Pesquisa do Ibope para o Estado e a Rede Globo, a primeira após a propaganda partidária nacional do PT e do DEM, indica empate entre José Serra e Dilma Rousseff. Segundo o levantamento, o tucano e a petista aparecem, cada um, com 37% das preferências dos eleitores. Marina Silva, do PV, obteve 9%. Em relação à pesquisa anterior, em abril, Dilma subiu cinco pontos porcentuais, e Serra caiu três. O empate persiste na simulação de um eventual segundo turno entre PT e PSDB: 42% para o tucano, 41% para a petista. Na pesquisa Ibope de abril, esse placar era de 46% a 37%. Quanto ao índice de rejeição, Serra aparece com 24%, à frente de Dilma, com 19%. A petista assumiu a dianteira na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados revelam suas preferências antes de ler a lista dos candidatos. Nessa modalidade, a ex-ministra teve 19%, seguida pelo ex-governador paulista, com 15%. O presidente Lula, que não concorre, foi a opção de 12% dos entrevistados.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu