Manchetes do dia

Terça-feira, 01 / 06 / 2010

Folha de São Paulo
"Israel ataca barco humanitário e causa protestos pelo mundo"

Ao menos 9 morreram em embarcação que levava ajuda a Gaza; premiê apoia ação militar e ativista diz que houve 'assassinato'

Ao menos nove ativistas foram mortos e dezenas ficaram feridos em choques na interceptação de seis navios que tentavam furar bloqueio de Israel para levar ajuda humanitária a Gaza. Os confrontos ocorreram em embarcação de bandeira turca, na qual havia cerca de 500 ativistas de vários países, quando a frota estava em águas internacionais. O incidente deflagrou uma onda mundial de condenação a Israel, que afirmou que os soldados reagiram a ataques dos ativistas. O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, apoiou a ação militar. Falando de Chipre, uma líder do movimento Gaza Livre qualificou o confronto no mar como "assassinato". O governo brasileiro chamou o embaixador de Israel para explicações.

O Estado de São Paulo
"Israel ataca barcos civis, mata 10 e causa repúdio mundial"

Israelenses alegam ter respondido a agressão de ativistas pró-palestinos que tentavam furar cerco a Gaza

A Marinha de Israel atacou ontem uma frota de seis barcos com ativistas da causa palestina, inclusive uma brasileira, que pretendiam furar o bloqueio a Gaza. A ação, em águas internacionais, deixou ao menos dez mortos e provocou reações negativas de toda a comunidade internacional, que acusou Israel de usar força desproporcional contra civis. Os israelenses disseram ter respondido a ataque dos ativistas e afirmam que o incidente foi criado para gerar propaganda contra o país. "É terrorismo de Estado", disse Recep Erdogan, premiê da Turquia, praticamente o único aliado de Israel no mundo islâmico. Entre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Grã-Bretanha, França, Rússia e China condenaram Israel. Os EUA lamentaram as mortes e pediram investigação. Já o governo brasileiro disse esperar "alguma ação" da ONU.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu