Santa Casa

Clingel Frota, secretário municipal de Saúde de Ubatuba e Vitor Ferreira, secretário geral da Cruz Vermelha do Brasil - filial do Maranhão

Panorama do diagnóstico

Sidney Borges
Ontem pela manhã assisti à apresentação do diagnóstico da "auditoria" da Cruz Vermelha na Santa Casa de Ubatuba. Clingel Frota, secretário de saúde do Município abriu os trabalhos fazendo a apresentação de Vitor Ferreira, representante da Cruz Vermelha do Maranhão. Em seguida foram projetadas telas mostrando os diversos problemas encontrados. A maior parte de conhecimento da população.

Vitor deixou claro que administração hospitalar é uma atividade de grande complexidade. Um hospital do porte da Santa Casa de Ubatuba abriga multiplas atividades sob o mesmo teto e todas precisam estar coordenadas para que os trabalhos fluam. Ele citou como exemplos a cozinha industrial, a lavanderia, e os serviços de hotelaria que devem atender os internados. Os profissionais envolvidos precisam estar preparados.

Esse foi um dos pontos importantes da explanação. Treinamento. Antes de assumir um determinado posto o profissional precisa conhecer nos mínimos detalhes a função que vai desempenhar. Perguntado se haverá cortes, Vitor não titubeou, mas também não se alongou, disse que são inevitáveis.

Não houve promessa de resultados imediatos, 36 meses foi o prazo estimado para a consultoria surtir efeito.

A situação financeira da Santa Casa não é boa, a dívida atinge a casa de 21 milhões de reais. Quando a prefeitura assumiu a administração do hospital o passivo montava em 11 milhões. Clingel atribuiu o fato às ações trabalhistas posteriores à intervenção e disse que o deficit mensal diminuiu de 550 mil reais mensais, em 2005, para 200 mil atualmente.

Na parte da tarde foi assinado o contrato entre as entidades, tendo Vitor Ferreira firmado pela Cruz Vermelha. Jair Antonio de Souza, gestor da Santa Casa, não esteve presente nos trabalhos matutinos e não aparece nas fotos da assinatura do contrato divulgadas no release da prefeitura. Quem assinou pela Santa Casa?

A contratação da Cruz Vermelha do Maranhão custará 50 mil reais mensais ao município. Após 36 meses e um milhão e oitocentos mil reais saberemos os resultados.

Comentários

Unknown disse…
Sempre que leio sobre essa Cruz Vermelha, me pergunto por que? do Maranhão. Essa distância não implica em custo? Não tem uma em SP? Rio?

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu