Projeto:

“Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba”

O Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA) em parceria com a Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba através da Sala Verde Ubatuba e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizam o projeto: “Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba”, com patrocínio do Programa Petrobras Comunidades.

O Projeto atingiu diretamente até agora 150 pessoas, capacitando através de palestras e oficinas, artesãos e interessados do município de Ubatuba.

Também iniciou um processo de discussão sobre a regulamentação da extração da matéria prima para essa atividade, com a criação de uma Câmara Técnica de Artesanato junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba CMMA-Ubatuba, que em breve iniciará seus trabalhos. Dentre as atividades que serão propostas para esta Câmara estão o mapeamento e identificação de áreas potencialmente passiveis de extração de espécies utilizadas pelos artesãos e a criação de instrumentos regulatórios, com ênfase nos recursos madeireiros, em parceria com a SEMA-Ubatuba. A estratégia proposta é de debates, encontros e articulação institucional junto á comunidade e aos órgãos públicos responsáveis pelo licenciamento e fiscalização.

O Projeto TAMAR/ICMBio é um importante parceiro local, no apoio a “ Mostra de Artesanato Sustentável”, que se realizará de 15 a 23 de maio, na sede do TAMAR em Ubatuba, a Rua Antonio Athanazio, 273, Itaguá, expondo as peças produzidas durante as oficinas e possibilitando mais um canal de comercialização dos produtos. Haverá uma participação especial do MUSA – Mulheres de Ubatuba Sesmaria das Artes – grupo formado a partir de um ecoprojeto do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS).

Os artesãos do projeto serão cadastrados no Programa “Mercado Mata Atlântica – RBMA” http://www.rbma.org.br/mercadomataatlantica/index_mercado.asp, destacando a comercialização dos seus produtos. Todas essas atividades fazem parte das estratégias e metas do Projeto.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 12 3833-3296 – Sala Verde Ubatuba (com Beto) ou por email: salaverde.ubatuba@yahoo.com.br .

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu