Manchetes do dia

Domingo, 16 / 05 / 2010

Folha de São Paulo
"Benefício social prejudica atividade rural do Nordeste"

Para manter Bolsa Família, trabalhador opta por não ter carteira assinada

Trabalhadores rurais do Nordeste estão optando por não ter registro em carteira para continuar recebendo benefícios sociais como o Bolsa Família e a aposentadoria especial antecipada, relata Fernando Canzian. A falta de mão de obra resulta no fim de atividades que usam emprego intensivo. Em Brejões (BA), lavouras de café que empregavam mais de 170 pessoas estão virando pastos geridos por menos de 10 pessoas. No caso de aposentadoria, o registro anula a condição de "segurado especial". Quem trabalha só alguns meses na safra não perderia necessariamente o Bolsa Família, mas os beneficiários preferem não arriscar. Juceli Alvez, 47, nove filhos, diz que teme perder os R$ 134 mensais do Bolsa Família se for registrada: "É melhor contar com o certo". O governo nega que os benefícios sociais causem "dependência".

O Estado de São Paulo
"Farc montaram base no Brasil, revela investigação da PF"

Prisão de guerrilheiro permite à polícia do País descobrir ação do grupo colombiano, que tem usado o território nacional para seus negócios, especialmente narcotráfico

Relatório sigiloso da Polícia Federal desmente a versão do governo segundo a qual as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não agem no Brasil. De acordo com o documento, de 28 de abril, a guerrilha colombiana não só tem violado sistematicamente a fronteira como costuma usar o território brasileiro para seus negócios, especialmente o narcotráfico. A PF diz que a guerrilha, cada vez mais encurralada na Colômbia, chegou a estabelecer bases na Amazônia brasileira. Os investigadores mapearam as duas mãos do esquema: de um lado, as Farc enviam cocaína para o Brasil; no sentido inverso, os recursos obtidos são remetidos para acampamentos de guerrilheiros na selva colombiana.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu