Futebol


Libertadores em marcha

Sidney Borges
O São Paulo venceu nos pênaltis. Não jogou bem embora tenha visitado as traves adversárias lá e cá. Hoje o jogo é de vida ou morte. O Corínthians quer a Libertadores no seu centenário para fazer juz ao título de Campeão do Centenário.

Em 1954 a cidade de São Paulo comemorou quatrocentos anos e o Corinthians de Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Simão sagrou-se campeão paulista. Depois ficou 23 anos na fila, mas isso é página virada.

O Flamengo não vai dar moleza, o "imperador Adriano" precisa mostrar futebol senão Zangado, digo Dunga, não o leva para brincar no jardim de Branca de Neve, que em 2010 está na África do Sul. Em 2014 virá para o Brasil. A FIFA está tiririca com a CBF. Obras atrasadas.

Neymar faz gols e quer ir à Copa. Sou favorável, melhor que vá no lugar de Robinho que dança e pedala, mas não visita as redes adversárias. O time do Santos joga com objetividade. Vai ao ponto. Aliás essa é sua a característica, sempre jogou aberto, dando espetáculo. No ataque histórico de 1956/57, Dorval, Jair, Pagão, Pelé e Pepe fizeram gols, muitos gols. O povo dizia que o time era tão bom que o tecnico Lula o escalava jogando as camisas para cima, menos a 10 que tinha dono.

Pelé não era dado a brincadeiras, não fazia dancinhas nem usava trancinhas. Fazia gols. Por falar em gols não consigo esquecer Artime, craque argentino que jogou no Palmeiras. O cara sabia colocar a gorduchinha lá. De bico, de canela, de joelho, bola sobrando na área o gringo empurrava para dentro. Sem firulas. Estética futebolística não era com ele. Eu o tenho como um anti-Robinho, que floreia, floreia e fica no floreio. Belo Antônio dos gramados.

Hoje falo de futebol por ainda estar estupefato com o pesadelo de ontem. Sonhei que Brasil e Portugal fizeram a final da Copa e deu Portugal por um a zero.

Quem sabe com treze banhos de descarrego espanto a zica. Arriégua!

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu