Fut

Cuecas e botões

Sidney Borges
A perspectiva de ver Maradona correndo pelado pelas avenidas de Buenos Aires bateu forte no meu imaginário. Lembrei-me de Gardel e Perón. Será que Maradona é peronista?

Houve época em que todos os argentinos eram peronistas, fossem de direita, de centro ou de esquerda. Os movimentos radicais que pegaram em armas também e os membros da repressão que prendiam e arrebentavam ídem.

Gardel cantava tangos quando a Argentina era tão rica que os  magnatas acendiam charutos com notas de 100 dólares. Nesse tempo de prosperidade todo mundo usava cueca samba-canção com botões de madrepérola, depois da guerra botões de pressão. Coisa de americanos. Não foi uma boa troca. Sendo metálicos enferrujavam e cuecas de meia-vida deixavam de resguardar áreas nobres para virar pano de chão.

Tango é bonito, gosto de ver dançarinas cheias de curvas enrodilhando-se no parceiro brilhantinado. Com ar grave, seríssimas, semblante de quem está tirando o pai da forca. Como as dançarinas de flamenco.

Quando Zorba o Grego inventou a cueca moderna os botões sumiram de cena. Antes foram protagonistas de um caso que marcou época. Segundo a história, Brigitte Bardot, condenada ao fuzilamento por maus-tratos a animais, pediu para morrer nua. Levada ao paredão, desabotoou a capa e mostrou-se como veio ao mundo. Antes que tiros fossem disparados caiu sem vida sobre a capa a seus pés.

A autópsia solucionou o mistério. Morte por estilhaços de botões de cuecas.

Depois da performance cinematográfica de Anthony Quinn nada semelhente tornou a acontecer. Já não havia botões a estilhaçar. Ou a enferrujar. Algum leitor poderá perguntar. O que tem a ver Maradona com Perón, Gardel e cuecas samba-canção?

Pois digo que tem tudo a ver, Maradona sempre será enredo de tango. Pena que Gardel não esteja vivo. Quanto a Perón, não sei bem onde encaixá-lo, mas quando se fala em Argentina não há como olvidar Evita e Isabelita. 

Na infância tive cuecas argentinas. Ótimas. Dunga, por favor, não permita que Maradona cumpra a promessa. Vença seu seteanão de uma figa. Traga o caneco.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu