Espaço do leitor


Parque Vivamar Urgente!

Tore Christiansen
Corre no Parque Vivamar, qual rastilho de pólvora aceso, a noticia de mais uma terrível agressão ao nosso já debilitado “meio-ambiente”. No topo do morro, (ver foto), no coração da cidade, na última reserva verde da área central, pretende-se construir um edificio habitacional com dezenas, talvez uma centena de apartamentos.

Aparentemente, segundo pessoas que tiveram acesso ao projeto, trata-se de dois blocos a serem edificados nas duas áreas reservadas pelo loteador como “Reserva do Proprietário”. Os dois lotes reservados, tinham no projeto inicial, áreas de 2.157,50m2 e 3.838,58m2, somando o total de 5.996m2, ocorre que por alguma mágica essas áreas foram alteradas no Cartorio de Registro de Imoveis e agora, em uma planta visivelmente modificada, aparecem 3 areas reservadas, tendo sido incluída a rua de acesso como “Reserva dos Proprietarios”, essa agora com 2.213m2. Estamos buscando esclarecimento junto ao Oficial do Cartorio para saber da legalidade destes procedimentos. Ha que se observar também, o respeito à área que circunda esses dois lotes e que constitui a reserva de área verde averbada para o loteamento todo.

Conta-se, e eu já estava aqui para comprovar, que há pouco mais de trinta anos atrás, quando da implantação do loteamento pela ARENA, foram encontrados ossos humanos e artefatos cerâmicos pertencentes aos índios que aqui residiam há muito tempo atrás.

Aparentemente, o morro foi utilizado pelos índios como área de sepultamento e cerimônias tribais, sendo por eles considerado “Local Sagrado”. Tais descobertas, que hoje fazem parte do acervo histórico e estão no museu da cidade, levaram ao embargo da área nessa época, com paralisação dos serviços de terraplanagem necessária à implantação dos lotes no topo do morro. O local foi considerado sitio arqueológico a ser preservado. Existe também uma historia a respeito da descoberta de potes de cerâmica repletos de ouro, encontrados pelo operador da máquina que realizava as escavações....dizem que tal operador desapareceu juntamente com o ouro. .....mas isso nunca foi comprovado e só é do conhecimento de alguns antigos moradores da cidade.

O Morro, tem seu próprio eco-sistema em conexão com o rio que circunda o lado sudoeste. O Local apresenta grande diversidade de fauna e flora silvestre, e lá residem hoje, esquilos, gambás, cobras, dezenas de espécies de pássaros como saíras, sanhaços, bem te vis, beija-flores, Tiês- sangue, além de ser o local escolhido por urubus para procriação, existem também outras centenas de espécies de insetos e animais de pequeno porte. Nos últimos 30 anos, a área permaneceu intocada sendo que ao redor do morro o bairro desenvolveu-se e conta com 219 lotes ocupados em sua grande maioria com residências de bom padrão. O loteamento foi comercializado com a propaganda de que seriam permitidas apenas uma residência por lote e essa restrição constava dos contratos iniciais, sendo que segundo eu soube, nunca foi registrada no Cartório competente, sendo por isso ignorada pela Prefeitura Municipal que expede os alvarás de construção em todo o município. A falta desse registro, configura-se como um sequestro ao direito de todos que compraram os lotes e fizeram suas casas, julgando que adquiriam um produto diferenciado com restrições a edificações pluri-habitacionais. Todos os corretores de imóveis de nossa cidade, já ouviram falar desta restrição à construção de prédios de apartamento no Parque Vivamar e mesmo sem registro, essa restrição foi respeitada por praticamente todos os adquirentes de lotes. Agora, nossa tranqüilidade está ameaçada, nossa opção de viver em um bairro de baixa densidade demográfica está para ser violada. Nenhuma autoridade se ergue contra esse abuso ambiental e desrespeito ao interesse da maioria. Mais uma vez, fala mais alto o interesse financeiro, o bolso cheio de alguns.

Há que se considerar também a falta de infra estrutura do bairro em relação a rede de de coleta afastamento de esgotos. Onde vai todo o esgoto produzido por mais 400 pessoas habitando o topo do morro? O destino será o rio? Irá aflorar no pé do morro o efluente fétido dos apartamentos? O Morro, é constituído de rocha solida e impermeável coberta por uma manto de terra, a parte líquida dos esgotos, penetra nesse manto de terra, encontra a rocha impermeável e passa a escorrer sobre a rocha até o pé do morro e até o rio....é possível que isso ocorra!

Evidentemente, construindo-se no morro destrói-se o habitat das milhares de criaturas vivas que habitam essa densa mata, formada por árvores e arbustos e encravada na área central da cidade. Além dos animais simpáticos, também os indesejáveis como cobras, cupins, insetos serão desalojados e já estão invadindo propriedades ao pé do morro antes mesmo de iniciadas as obras....apenas a movimentação de pessoas e a limpeza iniciada lá no alto, já está produzindo efeitos terríveis para os habitantes do Parque e arredores como a recente invasão de cupins em minha casa, quando milhares de insetos desceram o morro e procuraram abrigo em meu quarto.

Nós, moradores do Parque, já sofremos com o intenso trafego em nossas ruas, especialmente a Mar Mediterrâneo que é utilizada como ligação da rodovia com o bairro do Itagua, sem a solução alternativa que já deveria ter sido implantada pela Prefeitura. O que dirá agora com mais 400 pessoas utilizando o nosso já esburacado sistema viário.

Também devido a proximidade com o aeroporto, prédios altos construídos no topo do morro também apresentarão um perigo para a aviação local? Finalmente, a construção desses apartamentos vem destruir o conceito inicial do bairro que deveria abrigar apenas casas residenciais, e em sua maioria habitadas por moradores permanentes, tal como é hoje. A maior parte dos habitantes se conhece, se ajuda e se preocupa com o bem-estar de todos, Isso não será mais possível, se formos invadidos por uma horda de turistas e pessoas desligadas da comunidade, sem qualquer interesse ou consideração pelos vizinhos.

Sendo assim, nós do Parque Vivamar estamos muito surpresos e desapontados com a possibilidade de nossas autoridades virem a aprovar tal empreendimento absurdo e nefasto aos interesses do Bairro e da cidade como um todo.

Apelamos a todos os residentes do bairro, e para todas autoridades envolvidas, no sentido de que sejam tomadas todas as ações possíveis e cabíveis no sentido de evitar mais esta agressão à natureza e a toda cidade que perde muito com isso em qualidade de vida e bem-estar de seus moradores. Não temos mais reservas de áreas verdes na área central, vamos permitir a destruição da última?

Gratos pela atenção,
 
Tore Christiansen 
Rua Mar Mediterraneo 63/65
Parque Vivamar
Phone 3836 1862

Mais informações:
http://amigosdoparquevivama.proboards.com/index.cgi?board=general

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu