Coluna da Segunda-feira

Nós podemos

Rui Grilo
O que ocorreu nas eleições americanas, quando pela primeira vez um negro foi eleito presidente, poderá ocorrer no Brasil com a eleição da primeira mulher.

Isso é o que aponta a última pesquisa Vox Populi, colocando Dilma Roussef à frente de Serra nos dois turnos, antecipando as previsões de que isso poderia ocorrer apenas depois da Copa ou em meados de junho.

Mas, inconformados com a situação do município e do Estado de São Paulo, governados pelos dois aliados – PSDB e DEM – os petistas tem mantido um constante trabalho de discussão de problemas e de propostas com o objetivo de mudar essa situação. A vitória do PT para o governo federal e estadual certamente terá repercussão nas próximas eleições municipais. E o PT sabe que para isso é necessário a criação de uma aliança com outros partidos

Sabemos que a luta será muito difícil porque a inversão de prioridades, no sentido de democratização do poder e de redistribuição de riquezas vai contra os interesses daqueles que há muito tempo se beneficiam com a concentração de riquezas e estes possuem todo o aparato dos meios de comunicação de massa que usam para manipular as informações.

Um exemplo claro desse uso é a omissão dessa pesquisa nas manchetes da Folha de São Paulo de sábado e de domingo, ao contrário do que tem ocorrido quando os dados foram favoráveis ao Serra.

No sábado, a manchete principal da Folha foi : USINAS VÃO ALAGAR ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA. No domingo: BENEFÍCIO SOCIAL PREJUDICA ATIVIDADE RURAL DO NORDESTE. Como se vê, as duas manchetes questionam duas propostas do governo Lula: o Bolsa Família e a construção de hidrelétricas para evitar apagões. As duas manchetes tem um claro teor de crítica ao governo Lula. Seria coincidência ou teria o objetivo de fortalecer o candidato tucano.

Enquanto os meios de comunicação de massa assumem o ataque às propostas do PT, o candidato tucano se faz de bonzinho e evita se queimar perante a população elogiando o Lula mas desqualificando Dilma como menos capaz, o que no fundo mostra um resquício do preconceito contra a mulher.

É importante que as mulheres comecem a analisar o tipo de questionamento que é feito à pré-candidata do PT no sentido de desqualificá-la. Ao mesmo tempo, abrem grandes espaços à candidata do PV, provavelmente com o objetivo de divisão dos votos porque o desempenho dela está longe de ameaçar o candidato tucano.

Esta é a chance da mulher brasileira fazer a grande virada no sentido de afirmar os seus direitos e a sua competência. Pesquisas apontam que a preferência por Dilma está entre as pessoas do sexo masculino.

Se as mulheres não perceberem a grande chance que está ao seu alcance, uma nova situação como essa dificilmente voltará a acontecer em curto espaço de tempo.

Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu