Manchetes do dia

Sexta-feira, 16 / 04 / 2010

Folha de São Paulo
"Fumaça de vulcão para voos na Europa"

Erupção na Islândia causa maior interrupção de tráfego aéreo desde o 11 de Setembro; transtorno afeta Brasil

Gigantescas colunas de fumaça e cinzas expelidas por um vulcão em erupção na Islândia causaram o fechamento do espaço aéreo de ao menos sete países europeus. O vulcão, localizado sob uma geleira, lançou nuvem de cinzas de até 11 km. Além de afetar a visibilidade nos voos, essas partículas podem danificar as aeronaves. O cancelamento de voos gerou a maior interrupção de tráfego aéreo desde o 11 de Setembro na Europa; cerca de 4.000 dos 20 mil voos diários foram suspensos. As principais companhias aéreas que operam trechos entre o Brasil e a Europa também cancelaram decolagens previstas para ontem e para a manhã de hoje. Empresas ofereceram a remarcação de passagens sem custos. A Agência Nacional de Aviação Civil recomenda aos viajantes checar os voos nos próximos dias. É difícil prever quando a situação voltará ao normal. A organização europeia de segurança aérea estima que a paralisação possa durar até mais dois dias.

O Estado de São Paulo
"Conflito agrário cresce no governo Lula"

Estudo dos últimos 25 anos mostra que a média anual da gestão petista é a maior desde a redemocratização, com 929 confrontos, contra 800 da era FHC

Nos últimos 25 anos, o período com o maior número de conflitos agrários no País foi o do governo Lula. Segundo estudo divulgado ontem pela Comissão Pastoral da Terra, a média anual de conflitos registrados entre os anos de 2003, quando Lula assumiu, e 2009 chegou a 929. O recorde anterior havia sido observado nos primeiros seis anos do governo FHC, com a média de 800 conflitos por ano. "O período entre 2003 e 2009 é claramente o mais conflituoso desde o início da redemocratização do País, em 1985", disse o geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, pesquisador da Universidade Federal Fluminense e autor de estudo sobre o tema, com base em números da CPT. Para ele, o fenômeno tem a ver com o avanço da democracia, que "açulou o medo das oligarquias rurais", mas também mostra aumento do uso da violência pelo Estado. Para ruralistas, as invasões recrudesceram por causa da impunidade.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu