Deu na Folha

Fumaça vinda de vulcão na Islândia afeta tráfego aéreo em países da Europa e força cancelamento de voos

Fumaça de vulcão força fechamento do espaço aéreo britânico até amanhã

Folha Online
O espaço aéreo britânico permanecerá fechado pelo menos até às 7h desta sexta-feira (3h no horário de Brasília), proibindo todos os voos de circularem no país, devido ao risco imposto pela nuvem de fumaça liberada por um vulcão na Islândia. A fumaça obrigou ainda outros países europeus a fechar seus espaços aéreos, como Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia, diante do risco de pane nas turbinas das aeronaves em pleno voo.


O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (Nats, na sigla em inglês) adotou a medida após constatar que os ventos seguem do vulcão, na geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, que entrou em erupção nesta quarta-feira, em direção ao Reino Unido.

"A fumaça vulcânica agora se espalhou pelo Reino Unido e continua viajando ao sul. Em linha com a política de aviação civil internacional, nenhum voo, com exceção daqueles de emergência, serão permitidos no espaço aéreo controlado do Reino Unido", afirma o Nats, em comunicado divulgado em seu site.

O Nats afirma ainda que revisará a medida na noite desta quinta-feira, para avaliar se a restrição deve ser estendida. "Nós continuamos a trabalhar ao lado dos aeroportos, companhias aéreas e o resto da Europa para entender e mitigar as implicações da erupção vulcânica", completa o texto.

A medida fecha os cinco maiores aeroportos de Londres incluindo o de Heathrow, considerado ponto de parada de grande parte dos voos transatlânticos, onde passam 1.200 voos e 180 mil passageiros por dia.
Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu