Aves!

Dia do Observador

Carlos Rizzo
O Observador de Aves já pode ser considerado hoje no Brasil como um grupo significativo e crescente de pessoas com um perfil bem definido de interesses e práticas, a exemplo do chamado birdwatcher, dos países de língua inglesa. É então interessante, para marcar junto à sociedade a presença desse grupo de pessoas, a instituição do Dia do Observador de Aves.

Assim o Centro de Estudos Ornitológicos decidiu promover a instituição desse dia. Entendemos que essa data não conflitará com o Dia da Ave, 5 de outubro, já instituído legalmente em nosso país, já que neste caso o foco de interesse e de comemoração são as aves. No Dia do Observador de Aves o homenageado é a pessoa que se dedica a essa prática.

Sugerimos que a data para ser o Dia do Observador de Aves seja uma data com um significado nacional, já que a proposta é que esse dia tenha essa abrangência.

Optamos, assim, pelo dia 28 de abril, a data em que Pero Vaz de Caminha fez as primeiras observações de aves documentadas em território brasileiro, em 1500, conforme consta em sua famosa carta ao rei de Portugal. É essa, portanto, a primeira informação de alguém que parou para contemplar as aves de nosso país bem como a primeira notícia dada ao ao Velho Mundo, da riqueza de nossa avifauna.

Veja mais sobre essa proposta e faça adesão no link:
http://www.ceo.org.br/campanhas/dia_do_observador.htm  

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu