Ubatuba em foco

Cruzes, CIAP e OSCIPs

Corsino Aliste Mezquita

Não pretendo entrar no mérito e no debate acalorado sobre a Santa casa, o CIAP-OSCIPS (Centro de Integração de Apoio Profissional), de Londrina, (Paraná) e a suposta Cruz Vermelha do Maranhão. Logo o Maranhão que é um dos estados brasileiros com maiores carências em Saúde Pública do Brasil. Apenas observo que a mistura de interesses pode ser mais um tiro no pé da administração municipal e, em particular, daqueles que estão assinando os convênios em nome da Santa Casa.

Os interesses econômicos do SIAP-OSCIPS, de Londrina, são conhecidos faz algum tempo e seus serviços já foram rejeitados, em tempos passados, por pessoas que ao tomarem conhecimento de sua presença, em Ubatuba, exclamaram: CRUZ!!! CREDO!!!....

Desconheço se o único membro restante dos triunviratos que desde 2005, por decreto, deveriam administrar a Santa Casa, teria autoridade para assinar convênios com quaisquer que seja. É assunto para a Câmara Municipal pesquisar e tomar providências antes que outros desastres, como os que a Santa Casa tem vivido, venham a acontecer.

Prefeito, Secretário de Saúde e Câmara, antes de atacar supostos adversários, deveriam revisar a farta literatura que, nos últimos quatro anos, tem sido publicada sobre desmandos, corrupções, descontrole, demissões de médicos, funcionários, mudanças de diretores, administradores e serviços precários praticados na Santa Casa. Assim como dos procedimentos e processos delas decorrentes. A Câmara Municipal publicou, em abril de 2007, sucinto relatório dos desmandos dos gestores triunvirados da Santa Casa. Exemplos:


- contratação de vídeo relacionado a ciclovia;

- empréstimos para laboratório particular;

- aluguel de espaço para lavanderia;

- aluguel de bangalôs, na Figueira, por preço absurdo;

- descontrole contábil da Junta Administrativa;

- não depósito do FGTS, INSS, IRRF e PIS dos funcionários, etc...etc..O relatório esclarece que a situação não foi criada por administrações anteriores. Os responsáveis estavam atuando naquele momento.

Pretendendo colaborar para deslindar os problemas da Santa Casa, na época, publicamos dois artigos na imprensa virtual (Ubatuba Víbora, Revista “O´Guaruçá” e Litoral Virtual) sob os títulos:


LEMBRANÇAS: REFLEXÕES SOBRE A SANTA CASA e OCULTAÇÃO. Como naquele momento nosso desejo é a solução da problemática do nosso único hospital. Mas... duvidamos das soluções propostas.

VIVA UBATUBA!

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu