Papo do Editor

Educação ou deseducação?

Sidney Borges
Lendo o texto dos professores grevistas de Ubatuba, "Verdades Veladas na Educação" (aqui), relembrei meus mais de trinta anos de giz. Como tudo mudou! É inegável o fato de que hoje há escola para todos. Mas o que é considerado escola foge ao conceito universal.

A escola clássica era chata e difícil, mas nós que a freqüentávamos sabíamos que através de uma boa formação seria possível enfrentar a vida com dignidade. Esse conceito nos era passado em casa, a escola dava informação, os valores da cidadania vinham das famílias.

No esquema atual em que tudo é pemitido, onde alunos espancam professores e nada acontece, a escola acaba fornecendo uma visão distorcida da sociedade. Quando o aluno que nunca teve de fazer esforço e nunca respeitou colegas, funcionários e professores, sai da escola, o mundo à sua volta muda radicalmente. 

A permissividade acaba.

Caso ele cometa algum ato infracional a sociedade agirá de forma desproporcional ao que estava acostumado. O degrau entre a escola e a vida está se tornando imenso. O resultado é o aumento desmedido da violência entre os jovens.

A sociedade exige disciplina e trabalho, a escola não cobra nem uma coisa nem outra. Para que existe escola?

Há algo de podre no Reino da Dinamarca.

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
sidney, acontece que o objetivo é fazer a sociedade deixar de cobrar disciplina e trabalho... sinto muito. mesmo. fui aluno aqui em SP, quando criança, e aprendi. meu filho já não aprendeu tanto, apesar de meu esforço e da mãe, professora (coitada). a tendência geral é relaxar e gozar. em todos os sentidos. e, em parte, porque alguns de nossa geração se cansaram de aprender.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?