Espaço Gourmet

A "Não Pizza"

Sidney Borges
Na última sexta-feira tive uma experiência gastronômica inusitada. Saí a trabalho depois do almoço e no final da tarde, com as obrigações cumpridas, sentei-me no terraço de uma padaria para tomar café na companhia de dois amigos de jornada.

A conversa durou mais do que o esperado. Na saída, já escuro, notei no freezer uma pizza congelada com aspecto convidativo. Olhei a validade, tinha sido fabricada naquele dia. Comprei e ao chegar em casa coloquei no forno.

Depois de alguns minutos estava pronta para ser servida. Enquanto eu cortava os pedaços notei que a massa havia crescido, ficou alta parecendo aquelas tortas que os americanos chamam de pizza, as famigeradas Hut. Por precaução eu a batizei de "Pizza Hut do B".

Quem já comeu Pizza Hut sabe que parece pizza, tem cara de pizza, jeitão de pizza, mas é uma invenção americana, não passa de torta disfarçada. Para o faminto quebra o galho. Se você não é conservador em matéria de redondas pode até achar que está saboreando uma boa pizza.

Quando levei o primeiro bocado da "Pizza Hut do B" à boca tive uma surpresa. A massa tinha consistência de chocolate aerado do tipo Suflair, ótima para chocolate e estranha para pizza. A cobertura que me pareceu inicialmente apetitosa logo mostrou a verdadeira face. O molho de tomate era enlatado e estava ácido e a mussarela e o presunto que o cobriam fundiam-se num sabor clássico. Cabo de guarda-chuva.

Com muito custo comi outro bocado e pela primeira vez na vida rejeitei uma pizza. Pensei em dar para o Brasil, meu cão. Depois pensei melhor e cheguei à conclusão: ele não merece.

Dessa forma tenho consciência de ter comido a primeira Nâo Pizza da minha vida, e espero sinceramente ter sido a última. Imitação barata. Valeu o ditado: o barato sai caro.

Recomendo aos leitores cuidado. Não desejo a ninguém decepção semelhante. Só não passei fome naquela noite porque liguei para uma pizzaria e pedi uma redonda de mussarela e manjericão, conhecida desde Nápoles até o Bexiga como "margherita".

Estava razoável, fora o preço espantoso para uma pizza. Melhor pedir filé com trufas do Bife de Ouro. Fuja da Não Pizza. Tome cuidado. É tão ruim que pode causar virose. De raiva...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu