Espaço do leitor

Senhor Prefeito Eduardo Cesar,

Sou cidadã de Ubatuba há 10 anos. Educadora e combativa, sempre acreditei, e continuo acreditando, na necessidade da luta por aquilo que é de direito a todo cidadão. Por isso, e somente por isso, aderi ao movimento “Ubatuba de Luto”. Não tenho filiação partidária, aliás, minha chance de entrar na política em Ubatuba foi-me oferecida pelo senhor quando do seu primeiro pleito para prefeito, procurou-me na escola Estadual Dionísia Bueno Veloso para convidar-me à filiação ao seu partido (na época o PL), para disputar um cargo de vereança. Agradeci, mas não aceitei. É bom aguçar a memória, pois lembrar disso me traz a certeza de que o senhor me conhece e sabe da minha seriedade e idoneidade. Lutamos juntos contra o projeto de verticalização da cidade. Lembra-se do slogan: “Diga não à verticalização!” ? Pois é, eu estava lá com o senhor nessa luta.


Hoje sei dos problemas que a saúde pública enfrenta no Brasil, e Ubatuba, apesar dos avanços anunciados amplamente nos jornais locais, ainda enfrenta várias dificuldades no atendimento à sua população.

Vivenciei esse problema de perto ao socorrer meu amigo e esperar 50 minutos para entrar no pronto atendimento, era madrugada e a Santa Casa estava vazia... ao ver seus sintomas se agravando, desesperadamente tentei solicitar um atendimento mais rápido, mas ouvi um “isso não é comigo” na triagem. Meu amigo faleceu. Nada pode mudar isso, mas o que me deixou indignada foi a falta de uma triagem mais eficaz e HUMANA. Foi a foi a falta de uma maca e de um travesseiro, foi a falta de um lençol para aquecê-lo quando o mesmo já estava sendo atendido, foi a falta de um diagnóstico mais preciso. Talvez nada disso fosse resolver o problema, mas conforta os familiares e amigos saber que foi feito de TUDO o possível para salvar uma vida. Se todos os problemas que citei não são sintomas de uma Crise na saúde do município, o que seria crise para o senhor?

Sabemos que diariamente a Santa Casa salva vidas. Ufa!!!! Que bom! Ela cumpre seu papel !!! Mas o que não pode continuar acontecendo é dependermos de uma loteria, ou seja, ter a sorte de sermos bem atendidos ou não.

Infelizmente, Senhor Prefeito, nosso movimento que é legítimo, pacífico e que clama por uma saúde de qualidade para todos e sempre, pode estar sendo usado por políticos que se aproveitam de uma ação de cidadania para usá-la como uma escada política. Posso garantir-lhe que também não gostei de ver certas pessoas se aproveitando politicamente de nossa passeata e de nossa luta. Saiba que essas pessoas não fizeram parte do movimento, e apenas apareceram para tirar proveitos políticos futuros.

Pois bem, tenho uma sugestão ao senhor: não nos ataque, junte-se a nós. Tire proveito político o senhor, trazendo melhoras significativas à saúde do município. Aceite que, apesar dos avanços, temos problemas grandes a resolver e haja de forma efetiva para solucioná-los. Cruz Vermelha será a solução? Veremos.

Lembre-se que segundo a constituição, o Poder Público Municipal é o responsável pela regulamentação, fiscalização e controle dos serviços de saúde, portanto, o senhor está com a “faca e o queijo” na mão. Faça um belo sanduíche e saboreio-o na próxima eleição.

Professora Mirtes Castro
mirtescastro@professor.sp.gov.br

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu