Deu em O Globo

Incidente diplomático na chegada de Lula em Israel

Nem bem desembarcou em Israel e o presidente brasileiro já se deparou com um mal-estar diplomático com os israelenses.

Lula riscou do cronograma da visita de 36 horas ao país a realização de uma cerimônia em homenagem a Theodor Herzl, o jornalista austro-húngaro fundador do movimento sionista, que levou à criação do Estado de Israel.

No evento, marcado para terça-feira, Lula depositaria uma coroa de flores no túmulo de Herzl.
Segundo a rádio israelense Arutz 7, o organizador do evento, Hagai Merom, chamou a decisão de Lula de "insulto" e afirmou que a visita ao local faz parte das "regras de cerimônia e amizade entre países".


A embaixadora Dorit Shavit, diretora-geral para América Latina do Ministério das Relações Exteriores, tentou diminuir a intensidade do incidente. Ela afirmou acreditar que Lula recusou visitar o túmulo porque não sabe quem é Herzl e não porque tenha algo contra o sionismo.

— Na minha avaliação, ele decidiu não ir porque não sabe a importância de Herzl para nós. Ainda temos esperança que ele mude idéia.

Shavit contou que a Chancelaria pediu explicações ao embaixador Pedro Motta Pinto Coelho, que tentou acalmar os israelenses.

Fontes do Itamaraty informaram que a decisão foi tomada apenas porque a agenda estava lotada. Nesse mesmo dia, Lula vai ao Museu do Holocausto, almoçará com autoridades e viajará à Cisjordânia, para se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

— Depois do "piripaque" que ele teve em janeiro, estamos tentando dar mais tempo para ele descansar — disse um funcionário do Itamaraty.

Mas a recusa está sendo interpretada, por alguns, como sinal de que o presidente não simpatiza com o movimento que criou Israel. O sionismo é criticado principalmente por países árabes. (Do Blog do Noblat)

Nota do Editor - Neste início de ano os astros não andam favoráveis ao presidente Lula. Tenho uma amiga que faz mapa astral e que no passado namorou um surfista profissional. Ela me disse que o culpado é Plutão. Fiquei pasmado, acho que o ex-planeta está protestando por ter sido rebaixado. Hoje é um mero corpo celeste. O destempero de Lula pode ser atribuído à conjunção celeste, cuja má inspiração produz falas contraditórias. Lula não está nem aí, continua falando sem parar, parece ter engolido uma vitrola. Antigamente a arte da diplomacia requeria anos de estudo e preparo. Hoje não é preciso tanta sabedoria livresca, Lula mostrou que um simples operário pode saber mais do que doutores de Oxford, Cambridge e o escambáu. Ficou esquisito esse escambáu não é mesmo? Deve ser coisa de Plutão. Ninguém gosta de ser rebaixado, nem mesmo um ex-planetinha rochoso que mora pra lá de onde Judas perdeu as botas... (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu