Botticelli



Retrato de Dante Alighieri (1495) 

Dante nasceu em Florença, em 1265. Entre 1292 e 1293, dos 27 aos 28 anos, escreve a obra que seria a matriz da língua italiana e, alguns séculos antes de Stendhal, de um estilo literário: o que expõe, sem o intermédio de um narrador fictício, a história pessoal de seu autor.

Outros poetas populares já tinham se expressado na língua falada pelos habitantes da Toscana, mas Dante é o primeiro a abandonar o latim para criar, nesse “dolce stil nuovo”, logo no primeiro dos 35 poemas que compõem o “Vita Nuova”, o ponto de partida para a poesia lírica que vai marcar toda a sua geração. Em “Vita Nuova”, que não é só poesia, tem trechos em prosa, comentários teóricos, já encontramos o pai da língua moderna italiana.

Em sua obra-prima, “Commedia”, escrita inteiramente na que viria a ser a língua literária italiana, e que é obra poética fundamental para a literatura mundial, o poeta relata uma viagem imaginária pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, uma alegoria do percurso do homem em busca de si mesmo.

Dante é, sem dúvida, um dos maiores gênios de toda a história dos feitos humanos. Basta lembrar que não é dele o título “A Divina Comédia”. A ele bastou intitular seu poema “Comédia”: o “Divina” é por conta da admiração que despertou e desperta.

Sandro Botticelli, homem do Renascimento e florentino apaixonado por sua cidade, pintou o retrato de seu conterrâneo como homenagem ao grande poeta que em vida sofreu o que não merecia: o exílio. Por motivos políticos mesquinhos e tortuosos, Dante Alighieri foi afastado de sua amada Florença e morreu no exílio, em Ravenna. No seu túmulo está gravado "Florença, mãe de pouco amor".

Se Botticelli não sofreu o exílio, sofreu outras ingratidões, vivo e morto. Não fora pela ajuda dos Medici, velho e doente, teria morrido de fome. E depois de morto, ficou esquecido durante dois séculos. É a John Ruskin, o excelente crítico de arte inglês do século XVIII, que devemos a redescoberta das obras do imenso pintor que ele foi. (Do Blog do Noblat)

Botticelli nasceu em 1445 e faleceu em 1510.
Acervo coleção particular, Genebra, Suíça.


Fontes
http://www.classicitaliani.it/index044.html
http://www.pileface.com/sollers/article.php3?id_article=312
Encyclopedia Britannica

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu