Espaço do leitor



Inauguração da ponte da Ressaca

Alexandre Vilensky
Examinando a foto (em anexo) da inauguração da ponte da Ressaca (foto oficial da assessoria de comunicação, portanto a melhor que eles conseguiram), alguns detalhes chamam a atenção:

A ausência do secretário municipal Engº João Paulo Rolim.
Certamente envergonhado pelo modo como administrou a obra e sobretudo pela absurda omissão em esclarecer a população sobre sua atuação, como as encaminhadas por mim em carta aberta, e até o momento sem resposta (também em anexo para conhecimento de todos).

A total ausência de populares e moradores ao "evento".
O que se deu porque o mesmo foi antecipado às pressas, sem nenhuma divulgação, exatamente para evitar o encontro do prefeito com moradores, quando fatalmente seriam cobradas explicações sobre os absurdos havidos na execução da obra.

Porém, nada é mais emblemático na foto do que a postura do prefeito.
A começar pelo seu sorriso... no lugar do característico sorriso confiante, quase arrogante das fotos oficiais e das demais aparições públicas, o que se vê é um sorriso "amarelo", constrangido. A postura do prefeito, de costas para a obra, saindo apressadamente do local, como se fosse um meliante se evadindo do local do crime, cercado apenas por poucos assessores, visivelmente incomodado.

E motivos não faltam para isso! Certamente ele sabe bem o quanto se desperdiçou em recursos públicos, o quanto se alterou no projeto original (para pior!) sem nenhuma justificativa consistente, sabe das obras complementares que devia ter feito e não fez, sabe o quanto custou aos contribuintes os poucos metros de muro construídos durante meses a passos de cágado, sabe que foram trocados por uma pintura tosca os azulejos especialmente desenhados para a ponte (nós pagamos por isso!), sabe que a construtora deixou a obra antes da conclusão, sabe que obras de contenção das margens deixaram de ser executadas, sabe que os escombros da ponte ruída deveriam ter sido retirados e não foram, sabe que apenas três dos seis postes de iluminação previstos foram instalados, sabe bem da péssima qualidade do asfalto colocado às pressas, na véspera da "inauguração", nas cabeceiras e que já está se desfazendo (pagamos por isso também!), sabe enfim que fez uma inauguração de obra inacabada, uma farsa que não convenceu ninguém!

Pobre Ubatuba, cujo prefeito precisa aparecer "de surpresa" para não encontrar os cidadãos!

Pobre Ubatuba, cujo prefeito obriga sua assessoria de comunicação a buscar um correligionário (candidato derrotado a vereador) para se fingir de "popular" e tecer elogios à administração, por falta de quem o faça por vontade própria!

Pobre Ubatuba, cujo prefeito entrega obras inacabadas e joga no lixo recursos pagos com o suor dos contribuintes!

Pobre Ubatuba, cujo prefeito se acha no direito de deixar de prestar contas dos seus atos, como se fosse um imperador todo poderoso!

Já é hora do prefeito entender que administrar uma cidade é bem mais do que sair pintando de azul todos os postes da cidade. Aliás, fica até difícil imaginar maneira mais estúpida e leviana de "queimar" recursos municipais do que esta (tinta, material de pintura, viaturas, logística, planejamento, pessoal, combustível, tempo, paciência). Só mesmo uma vaidade doentia explica isso!

E infelizmente, Ubatuba ficará ainda quase 3 anos nas mãos dessa gente. Que sirva pelo menos para que o eleitor escolha melhor seus governantes, e afaste de vez da vida pública esses políticos que pensam muito mais nas suas ambições pessoais do que na cidade... se os órgãos competentes não o fizerem antes.

Desça do pedestal, prefeito! Assuma seus atos, certos ou errados! É direito do cidadão questionar e buscar explicações dos seus governante, assim como é dever do governante fornece-las! E qualquer outra atitude é omissão, é covardia, é se esconder atrás de um cargo e de uma estrutura burocrática montada para servir à cidade e não para proteger prefeitos!

Alexandre Vilensky
xannyl@itelefonica.com.br

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Tá certo. Concordo com tudo. O duro mesmo é escolher entre os pretendentes, digo, candidatos... em cada eleição. O caso é que pessoas com QI, lustro e honestidade suficientes preferem ficar bem longe, o mais longe possível, das lides ditas "políticas", dada a semelhança e proximidade destas com sujeiras e maracutaias. Não os condeno. Apenas sinto que ninguém com reais qualidades administrativas se disponha a encarar o abacaxi. E nós, eleitores, temos que escolher, porque alguém acabará sendo eleito, de um modo ou de outro. É duro ou não é?
Anônimo disse…
Senti falta do Alessandro, o comissionado da informática da prefeitura que mora na Ressaca.Ele deveria estar brincando com sua Cross - sem placas de identificação - nas ruas do bairro para mais um desgosto dos moradores locais.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu