Deu em O Globo

Ilha presídio

De Miriam Leitão:
Foi constrangedor ver a cena do presidente Lula e seus assessores rindo do lado dos Castros de Cuba, enquanto o governo cubano prendia os amigos de Orlando Zapata que tentavam comparecer ao enterro.


A mãe de Zapata disse que ele era torturado sistematicamente; o desespero foi tal que ele ficou 84 dias sem comer. E lá estava o nosso presidente sorrindo e brincando com os ditadores.

Tenho dito aqui que concordo com a necessidade de se apurar as torturas e mortes de opositores durante a ditadura brasileira, mas o governo fica sem moral para defender que, no Brasil, os militares que torturaram e mataram sejam punidos, se aceita se confraternizar com quem tortura e mata integrantes da oposição em Cuba.

Os detalhes da morte de Orlando Zapata Tamayo lembram os piores regimes. A casa dele, onde o corpo foi velado, ficou cercado de seguranças. Pessoas tentavam chegar perto do livro de condolências e não conseguiam. Alguns amigos dele permanecem presos só por querer ir ao enterro.

A mãe, Reina Zapata, disse que o filho era “prisioneiro de consciência” e pediu que o mundo cerre fileiras em defesa dos outros prisioneiros políticos de Cuba.

Ou o governo Lula acha normal a tortura e a morte de dissidentes, e aí tem que abonar o passado brasileiro, ou então tem que declarar sua defesa aos direitos humanos dos cubanos.

E que não se diga que isso é assunto interno dos cubanos, porque terá que dizer que a queda de Manuel Zelaya era um assunto dos hondurenhos. (Do Blog do Noblat)

Nota do Editor - O regime de Fidel Castro povoou a imaginação da minha geração. A ilha heróica venceu o dragão da maldade, pensávamos. O povo cubano era educado, tinha assistência médica, casa e comida. Em Cuba não havia crianças abandonadas nem mendigos. Durante algum tempo algo parecido com essa descrição paradisíaca aconteceu, a Guerra-Fria impôs à União Soviética o dever de manter Cuba como modelo. A qualquer custo. Os países da cortina de ferro colaboravam e assim em meados da década de 1970 o povo cubano teve nível de vida satisfatório. Faltou capacidade gerencial a Fidel para tornar Cuba independente da ajuda externa. A União Soviética parecia eterna. Um dia o sonho acabou, o castelo de cartas do comunismo ruiu e Cuba derrapou no plano inclinado. Hoje recebe ajuda de Chávez, de Lula e amanhã estará recebendo até da Bolívia. Suprema humilhação. O exemplo cubano mostra que cada macaco deve ocupar o seu devido galho. Fidel fez a revolução e conduziu o país de forma conservadora, não teve capacidade administrativa. Cuba pouco produz além de açúcar. Poderia ter explorado seus drinks e sorvetes, fazendo concorrência aos americanos. Hoje a Ilha é uma prisão, se abrirem as fronteiras poucos ficarão para apreciar o final da tarde em Varadero, como fazia Hemingway depois de encher a cara de mojitos no Floridita. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu