Deu em O Globo

Décadas perdidas

De Regina Alvarez (original aqui)
Uma análise divulgada esta semana pelo IEDI convida a uma reflexão sobre o nosso modelo de desenvolvimento e os caminhos que podemos trilhar no futuro pós-crise para chegar ao estágio tão sonhado de crescimento sustentado, sem paradas, nem recuos.


Com base em informações das Nações Unidas, o Instituto comparou a evolução da indústria brasileira com a de outros países emergentes nas últimas quatro décadas.

Os dados mostram que, entre 1970 e 2007, países com taxas médias de crescimento anual iguais ou superiores a 5% aumentaram fortemente a participação da indústria de transformação em suas economias. Esse processo, liderado por China e Coreia do Sul, contrasta com o que aconteceu no Brasil.

Por aqui, a indústria encolheu em relação ao peso que tinha no passado. Respondia por 30% do valor adicionado total, em média, entre 1972 e 1980. E caiu para 23,75% em 2007. Houve, como os especialistas chamam, uma desindustrialização relativa na economia nesse período.

A participação do Brasil na economia mundial se mantém praticamente estabilizada, desde a década de 80, graças ao crescimento da agropecuária. A indústria de transformação perdeu espaço no cenário internacional.

O economista Júlio Gomes de Almeida, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, observa que os países emergentes, especialmente os asiáticos, usaram, ao longo dos últimos 25 anos, o processo de industrialização como instrumento para o seu desenvolvimento, enquanto o Brasil, na contramão desse processo, apostou todas as fichas na chamada vocação agrícola, deixando a indústria em segundo plano.

Almeida considera que, no Brasil, há uma concepção errada de que a indústria e o setor primário estão em lados opostos, quando, na verdade, o grande diferencial que poderíamos ter em relação aos asiáticos, por exemplo, é a conjunção desses dois segmentos em prol de um mesmo objetivo: o desenvolvimento forte do país.

— Apostamos só na potência agrícola. Isso é perda de oportunidade — afirma.

O economista destaca que o país perde por não industrializar os produtos básicos. O sistema tributário pune cada etapa da cadeia de produção, o que desestimula a agregação de valor aos produtos. Nas condições atuais, é mais lucrativo exportar soja do que óleo de soja, exemplifica.

— O Brasil abdicou de ter a indústria como motor do desenvolvimento. Erradamente, pois teria um trunfo que só os EUA têm, articular o setor básico com o industrial — conclui.

Nota do Editor - O texto acima é interessante, mas não toca no ponto nevrálgico. Coréia do Sul e China investiram pesadamente em educação. Estão colhendo resultados. O Brasil fez o contrário, destruiu um sistema educacional eficiente alegando ser elitista. Em seu lugar criou um monstrengo com escolas cheias de alunos que após 11 anos de estudos permanecem semi-analfabetos, quando não totalmente. Só poderíamos nos voltar à vocação agrícola. Para cortar cana bastam os braços. Para desenvolver tecnologia industrial é preciso cérebros treinados. O modelo brasileiro é ilusório, não agrega valor capaz de alavancar o desenvolvimento. Quando a China parar de comprar nossas mercadorias agrícolas e nosso minério vamos ficar à míngua. Apesar do bom momento da balança comercial a infraestrutura do país continua em frangalhos e a desigualdade, apesar dos programas sociais do governo Lula, corretos, está longe de atingir patamares aceitáveis. Com uma política educacional séria poderemos criar condições reais de desenvolvimento. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Orlando disse…
Volta e meia, vc toca nessa mesma tecla sobre a Educação..., ou melhor dizendo a falha em nosso sistema educacional..., e sem pretender jogar confete, digo e repito q vc está correto, caro Professor! Lembro-me como se fosse ontem, q das duas vezes em que fui obrigado a estudar em regime de internato, num Seminário de padrecos, durante 3 anos me saí bem... aprendi Latim, Português, Inglês, Francês, História > (Portugal, China e Universal), Geografia, Matemática, Filosofia...etc, até q me tornei rebelde por uns tempos e fugi. Capturado fui obrigado a me alistar no Exército... e lá fiquei por 28 meses. Aprendi coisas boas e ruins..., principalmente como sobreviver na selva. Mas voltando ao assunto...putz! Se o Executivo Federal pode emprestar bilhões ao FMI... como tbm ao Chavez para construir metrô e ainda, perdoar muitos milhões de dolares a alguns países africanos q nos devem...então, como é que não consegue implantar um sistema de estudos preparatórios para as nossas crianças e adolescentes(com regime internato ou semi-internato) para formar cidadãos q saibam ler, entender e escrever corretamente...??? Pensando bem, em breve estarei procurando um Monastério, tipo Templo Shao Lin para me internar e ali permanecer por dois ou três anos, só estudando, decorando e digitando todas as informações para poder armazená-las em conhecimentos e, enfim, estar apto para disputar algum concurso público de 1ª categoria. Não tem outro jeito...quem quiser conquistar o prêmio, precisa necessariamente treinar e treinar...praticar e praticar.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu