Brasil

Esse tal de progresso

Sidney Borges
"Construção de hidrelétrica no rio Xingu fará região sofrer com aumento populacional, critica Marina Silva". (aqui). A candidata parece não ter notado que o aumento populacional é um fato irreversível, com fatores colaborando para que a curva de incremento se acentue.

No tempo de Cesar (imperador romano) a vida média era de 30 anos. Depois de 2000 anos houve aumento significativo (50%). Em 1940 a expectativa girava em torno de 45 anos. Hoje esse número está ao redor de 80 anos, com variações óbvias, vive-se mais na Escandinávia do que na África.

Nos últimos 70 anos a expectativa de vida aumentou mais do que nos 2000 anos anteriores. De vez em quando ouço saudosistas dizendo que antes a vida era melhor. Ilusão. Com todos os problemas que o progresso científico e tecnológico acarretam, nunca a humanidade viveu tão bem, com tanto conforto e fartura.

Claro que isso tem preço. As florestas desaparecem com o avanço da fronteira agrícola, a diversidade dá lugar à monotonia. Espécies migram, outras desaparecem. Os ambientalistas alertam para o perigo da devastação, mas nada podem fazer contra o poder do capital.

Lucro a qualquer preço, esse é o lema da humanidade. Ainda que possa redundar no fim de todos. Capitalistas parecem não ligar para o futuro, desejam apenas ser enterrados em suas Mercedes. Nunca a lenda do escorpião que queria atravessar o rio foi tão válida.

O homem trabalha sentado em duas cadeiras, estica a vida enquanto cria necessidades fundamentadas em propaganda, fabrica produtos que se não existissem não fariam falta, queima combustíveis fósseis e ao mesmo tempo protesta contra a ocupação de áreas virgens.

A equação é simples, mais gente, mais consumo, mais devastação. A situação vai permanecer até que esteja em jogo a continuidade da vida. Sou otimista, antes da debacle vamos diminuir o crescimento populacional, espalhar as pessoas homogêneamente e mudar a concepção da sociedade, hoje baseada no consumo de supérfluos.

Precisamos de pouco para viver bem, conceito diretamente relacionado à formação intelectual e ao ambiente cultural. Less is more...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu