Apocalipse

Amazônia só tolera mais 3% de desmate, após perder 17% da extensão

GIULIANA MIRANDA colaboração para a Folha de S. Paulo
Se o desmatamento da Amazônia --que já consumiu 17% da floresta-- atingir a marca de 20%, o aquecimento global se encarregará de destruir o que sobrou, afirma uma compilação de estudos sobre a região feita pelo Banco Mundial.


As conclusões do documento, que reúne vários estudos publicados nos últimos anos, levam em conta simulações do comportamento da Amazônia em diferentes cenários projetados pelo IPCC (painel do clima da ONU).

Os cientistas identificaram que o efeito conjunto de incêndios, desmatamento e mudança climática empurra a floresta para um estado em que ela perde sua "massa crítica" para sobrevivência.

Como as árvores tropicais são importantes para a regulação do clima e o regime de chuvas, forma-se uma espécie de efeito dominó que afeta todo o bioma.
Leia mais

Nota do Editor - Depois de ler a notícia acima comecei o rascunho do testamento. Houve época em que diziam, acho que ainda dizem, que em 2012 o mundo acaba. Duvidei, segundo a numerologia nada vai acontecer no ano em questão. Em meados do século XX era voz corrente que o mundo findaria em 2000. Não acabou nem com ajuda do bug do milênio. Mas esses 3% me parecem fatídicos, o desmatamento vai continuar por inércia e o número do apocalipse, 20%, será atingido. Triste, este é um bom planeta para se viver. Deixo a coleção de seleções de 1943, o ioiô e o poster da seleção de 58 para meu fiel cão Brasil. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu