Ubatuba em foco

Murmurinhos

Corsino Aliste Mezquita
Confesso viver afastado de qualquer movimento político ou estar à procura de falhas, corrupções ou baculês dos governantes municipais. Procuro viver a “placidez”, a “beatitude” e o “otium intellectualis” almejados pelos poetas.

Mesmo nesse estado de catarse, desligamento e alienação voluntária, observo e até mim chegam informações preocupantes sobre a situação administrativa e financeira do município de Ubatuba. Não faltam observadores que perguntam: Para onde estão levando Ubatuba?. Seu presente é ruim, “como nunca antes”. Qual será seu futuro?.

Os murmurinhos apontam para: ruas esburacadas, obras paradas, veículos em petição de miséria, acidentes com esses veículos, motoristas parados, repartições carentes de materiais necessários, funcionários desmotivados, injustiçados e vivendo na incerteza, comissionados despreparados e sem formação adequada para os cargos que ocupam e os salários que recebem, fornecedores e prestadores de serviços chiando pelos atrasos dos pagamentos, contas a pagar adiadas para 2010, violência crescendo e outros murmurinhos, muitos murmurinhos e sussurros, nada positivos e animadores.

O panorama observado apresenta perspectivas preocupantes. Se já o momento presente está negro, como será o futuro? Observa-se certa inapetência para governar, passividade e apatia na procura de soluções para os problemas que vem empobrecendo o município, como é o caso da MERENDA e suas “verduramas”, “gentes” etc...., do LIXO e seu transbordo e de tantas outras terceirizações, etc...etc...A única solução encontrada é penalizar os contribuintes, com o aumento de impostos e taxas, sem dar-lhes nada em troca. Algo que, em Ubatuba, já ultrapassa todos os limites e prova a incompetência do Executivo e a falta de critérios e preocupação com o povo do Legislativo.

Caberia aqui sugerir ao Sr. Prefeito e aos nobres Vereadores o afirmado, pelo REI, no “Pequeno Príncipe”;
“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade se baseia na razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, todos se rebelarão”. (O Pequeno Príncipe. Antoine de Saint-Exupéry. X). As autoridades não podem fazer ouvidos moucos aos sussurros e reivindicações do povo e expor-se a que lhes seja aplicada outra frase, também do Pequeno Príncipe: “Mas o vaidoso não ouviu. Os vaidosos só ouvem os elogios”. (Idem XI).

NOTA: A todos que tem publicado meus artigos, aos leitores e a todo o povo de Ubatuba desejo um FELIZ NATAL, PRÓSPERO ANO NOVO e o pedido, aos governantes, que encontrem solução para os problemas que nos afligem sem aumentar as taxas e os impostos.Excessos e injustiças criam novos problemas.
VIVA UBATUBA!

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu