Ubatuba em foco

Avisos prévios

Corsino Aliste Mezquita
Não devemos ficar presos ao passado, mas é necessário lembra-lo para tomar providências sobre seus avisos e, no presente, tomar medidas preventivas para não sermos surpreendidos no futuro.

Em 04-12-08, comentando as trombas de água de Santa Catarina, publicamos: “CUIDAR O PRRESENTE”. Fazíamos referência à “estrutura geológica podre” da Serra do Mar, às chuvas, freqüentemente, torrenciais nas suas encosta e vales e alertávamos:

“Ubatuba está situada nessa “estrutura geológica podre”, temos o terceiro maior índice pluviométrico do Brasil (+ - 3.000 mm3, por ano) e, nos últimos trinta anos, tivemos diversos avisos prévios da natureza. Infelizmente nossos administradores fizeram ouvidos moucos a esses alertas ou, em atitudes de leniência e ou cumplicidade, toleraram a ocupação de áreas de risco, desmatamentos, ocupação de encostas, margens de rios, áreas periodicamente inundadas, etc., etc. Os resultados, os problemas e os sofrimentos todos conhecemos e não tivemos uma possível grande catástrofe.”

Os alagamentos destes dias foram, no aspecto geral, mais um aviso prévio e indicativo da necessidade de tomar providências urgentes para evitar os constantes sofrimentos, as perdas de pertences e de vidas humanas.

Já para todos os atingidos (foram muitos que perderam quase tudo) foi uma enorme catástrofe. E que catástrofe!!! . Morte, destruição, desabamento de casas, perda de móveis, equipamentos e pertences, queda de barreiras, isolamento de pessoas sem água e luz, etc. Catástrofe previsível e repetidamente anunciada.

Os que constituem, o denominado pelo Sr. Prefeito e seus áulicos, “CLUBE DA MEIA DÚZIA” alertam constantemente sobre o abandono a que está relegada a cidade, da falta de planejamento, dos rios, córregos e canais entupidos de lixo e do aparente sono em berço esplendido de nossos governantes (Executivo e Legislativo) ao som das ondas do mar de Ubatuba, vendo navios passar e divulgando, como grandes conquistas, diplomas que nada significam, contradizem a realidade e que, como diria o poeta: “são verde de um dia ou flores do deserto”.

Observando o sofrimento de alguns moradores da Vila Guarani que, a cada chuva mais ou menos forte, tem suas casas alagadas e são deslocados para o TUBÃO, não posso deixar de lembrar os cartazes mentirosos da pré-reeleição do Sr. Eduardo de Souza César anunciando 48 (quarenta e oito) apartamentos, como já prontos, para resolver definitivamente o problema daqueles cidadãos. Onde será que foram construídos?. Na época nenhum existia. Eram todos virtuais para enganar incautos e conseguir seus votos. Quarenta e quatro continuam virtuais, passado mais de um ano das eleições. Cabe aos atingidos e prometidos beneficiários, se unirem e cobrarem o cumprimento da promessa. Alô Vereadores!!


As chuvas estão provando a leviandade das promessas eleitorais e a perna curta da mentira. Políticos e administradores ouçam os avisos prévios da natureza!!. Coisas piores podem estar para acontecer!!

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu