Televisão

Triângulo das Bermudas

Sidney Borges
Ontem o canal Discovery apresentou um documentário sobre o Trângulo das Bermudas. Para quem não sabe do que se trata, a Wikipédia explica: O Triângulo das Bermudas (também conhecido como Triângulo do Diabo) é uma área de aproximadamente 1,1 milhão de km², situada no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico e Fort Lauderdale (Flórida). A região notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos de passeio e navios, para os quais popularizaram-se explicações extrafísicas e/ou sobrenaturais.

Dentre os desaparecimentos notáveis figura em destaque o da esquadrilha de 5 bombardeiros TBM Avenger que fazia vôo de treinamento em 5 de dezembro de 1945. Também desapareceu no mesmo dia o hidroavião "Martin Mariner", que saiu em busca dos TBM.

Um especialista em navegação aérea mostrou o que possivelmente teria acontecido, sem computar os ventos os aviões saíram da rota e passaram ao largo de um ponto onde deveriam ter feito conversão. Desse erro vieram outros e a seqüência terminou em pane seca e pouso no mar. Aviões e pilotos nunca foram encontrados.

O documentário ia bem até o momento em que reconstituiram os últimos momentos do vôo, mostrando o comandante Charles Taylor gritando por socorro e dizendo que ia morrer. Erro primário do roteirista. Escolheram alguém que não conhece aviação. O tenente Taylor tinha mais de 2500 hora de vôo, era comandante de esquadrilha e ao perceber que estava sem combustível deve ter colocado o avião na velocidade de menor afundamento para planar em segurança e pousar na água. Foi o que ele certamente fez e seus comandados também. Se sobreviveram ao pouso ninguém sabe, um dia os aviões serão encontrados e o mistério será esclarecido.

Outro erro foi mostrar os aviões entrando na água como se fossem pesos mortos abandonados em queda livre. Não é assim que funciona, mesmo sem o motor o avião continua voando. Pilotos navais são treinados para pousar na água em condições adversas, nunca perdem a calma.

No final das contas o documentário não serviu para esclarecer, esbarrou em sensacionalismo fundamentado em preconceito e ignorância, males que cercam a aviação.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu