Educação


Pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita e parceiros com 400 escolas do país constatou que as tecnologias existem, mas são insuficientes e pouco aproveitadas

Internet é pouco explorada por professores

Guilherme Pavarin, do INFO Online (original aqui)

SÃO PAULO – Quando se diz que 83% das escolas públicas do Brasil têm acesso à internet e 98% delas possuem computadores, imaginamos que educação e tecnologia caminham de mãos - e mouses - unidos.

A realidade, porém, é menos animadora e bem mais desafiadora aos educadores do país, segundo a pesquisa “O uso dos computadores e da internet nas escolas públicas de capitais brasileiras”, realizada em 400 instituições de ensino pela Fundação Victor Civita (FVC) junto ao Ibope e ao Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Os resultados apresentados e debatidos hoje, na capital paulista, mostram que a maioria das escolas ainda não conseguiu incluir os recursos tecnológicos em seu projeto pedagógico. Para Ângela Cristina Dannemann, diretora executiva da Fundação Victor Civita, a principal razão disso é a falta de formação dos professores para utilizá-los na aula.

“A pesquisa mostra um recorte singelo, com o intuito de fazer um mapeamento da educação no país. Estamos na mesma situação de anos atrás. Agora precisamos aprofundar com estudos de casos, acompanhar os professores e fazer as escolas reagirem”, diz Ângela.

De acordo com a conclusão desta primeira fase da pesquisa, os programas mais usados pelos professores são os menos complexos; 50% deles usam editores de texto e apenas 12% usa software de programação, por exemplo.
Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu