Opinião

O avanço da internet

Editorial do Estadão
Com mais de 60 milhões de computadores e cerca de 170 milhões de telefones celulares, o Brasil ocupa, respectivamente, o décimo e o quinto postos dos rankings mundiais, destacando-se entre os mercados digitais que mais crescem. Este é o resultado da abertura do mercado de telecomunicações, na década passada, confirmado pelo estudo Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, 56 milhões de pessoas maiores de 10 anos - 34,8% da população - acessaram a internet pelo menos uma vez no ano por meio de um computador, porcentual que aumentou 75,3% em relação a 2005. A maioria dos que utilizaram a rede (62,9%) está na faixa etária de 15 a 17 anos, seguida pelo grupo de 10 a 14 anos de idade (51,1%). O porcentual de internautas reduziu-se nas faixas etárias mais altas, chegando a 11,2% entre os maiores de 50 anos.

Geograficamente, o Distrito Federal, onde a internet foi usada por 56,1% das pessoas, foi o líder, seguindo-se São Paulo (43,9%) e o Rio de Janeiro (40,9%). No final da classificação ficaram o Maranhão e o Piauí (cada qual com 20,2%) e Alagoas (17,8%).

Quanto maior a renda, maior o uso de computadores e de internet. Na faixa superior a cinco salários mínimos por mês, 75,6% usaram a internet, porcentual que se reduz para apenas 13% na faixa dos que ganham até 1/4 do salário mínimo - e aí estão os favorecidos pelo programa Bolsa-Família. Da mobilidade social - a ascensão das faixas D e E à classe C, considerada a nova classe média brasileira - dependerá, portanto, o aumento do potencial de crescimento do mercado digital.

Predominou o uso da internet no domicílio (57,1%), seguindo-se as chamadas lan houses, com 35,2%, e, em terceiro, o local de trabalho. Dos que usam a internet apenas no domicílio, 80,3% só o fizeram utilizando a banda larga. Este porcentual é quase o dobro dos 41,2% que usavam a banda larga em 2005.
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