Manchetes do dia

Terça-feira, 29 / 12 / 2009

Folha de São Paulo
"Empresas do país captam 3 vezes mais no exterior"

Taxa de juros cobrada de grandes companhias recua neste fim de ano

Empresas brasileiras de grande porte e o Tesouro tomaram emprestado neste ano quase três vezes mais dinheiro no exterior do que em 2008. Em 2009, até novembro, a captação chegou a US$ 25,3 bilhões. O valor é mais que o dobro de 2007. De acordo com analistas, poucos países tiveram tanta mudança em período tão curto. Na virada do ano passado, auge da crise, companhias brasileiras de primeira linha encontraram juros elevados, de 13% ao ano. De novembro para cá, essas empresas tiveram acesso a taxas de 6%, menores do que antes da crise. Para companhias menores, os juros são maiores e a demanda é menor, apontam analistas. Na Bolsa, o saldo de operações com capital externo é positivo em mais de R$ 20 bilhões no ano. O risco-país brasileiro - indicador calculado pelo banco americano JPMorgan - voltou a fica abaixo de 200 pontos, no patamar pré-crise. Em março, tinha passado de 450.

O Estado de São Paulo
"35 são presos no Suriname por ataque a brasileiros"

Apesar da tensão, governo surinamês afirma que situação está sob controle

A polícia do Suriname prendeu 35 pessoas acusadas de participar do ataque a brasileiros ocorrido na véspera de Natal, na cidade de Albina, a 150 quilômetros da capital Paramaribo. Os presos são acusados de incêndio criminoso, roubo e estupro de mulheres brasileiras. Ao menos 16 pessoas - entre elas quatro brasileiros - teriam ficado gravemente feridas no ataque. No dia 24, em represália pela morte de um mmorador de Albina, supostamente por um brasileiro, cerca de 300 surinameses atacaram mais de cem brasileiros. A polícia e as Forças Armadas surinamesas retiraram 130 pessoas que se esconderam na selva. Entre elas estão cerca de 80 brasileiros e 20 chineses, levados para Paramaribo. O governo surinamês disse ao Itamaraty que a situação está "plenamente sob controle".
'Todos estão apavorados'


... De Tabiki, Rita Cardoso, do Amapá, disse ao Estado que desde sábado os brasileiros do povoado não dormem e só andam em grupos, temendo um ataque. "Em Albina, eles estupraram mais de 20. Está todo mundo apavorado", afirmou.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu