Espaço do leitor

Quiosques, “a verdade”

Fernando Pedreira

Certo, Sidney Borges quanto ao ditado chinês “três anos passa rápido” esperanças no próximo.

E de próximo em próximo estamos no Caos.

Não são exatamente os Quiosques, mas tudo dentro desta Cidade, não sei das outras.

Legislar, Normatizar, Organizar, Planejar entre outros princípios aqui é PALAVRÃO.

Esperanças maiores tivemos exatamente neste último que nos “des-governa”.


Tínhamos tudo para dar certo:

a) Politicamente éramos a dupla PLxPT enquanto o governo federal PTxPL.

b) Exigia-se o Plano Diretor.

c) Assinava-se o Convenio entre Associação Comercial e SEBRAE para a aplicação do PDTR – Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo.

d) O discurso era que seriamos governados através dos Conselhos.

e) Criaram-se então os CONSELHOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO, TURISMO e outros.

f) O Litoral Norte era foco, tanto do Governo Federal quanto do Estadual, pois projetos de Ampliação do Porto de São Sebastião, Centro de Detenção Provisória, Duplicação da Rodovia dos Tamoios, Hospital Regional, Saneamento Básico em virtude dos investimentos citados e nada mais nada menos que o Pré Sal com a descoberta do Gás, que Evo Morales nos regulava.

Tudo fazia crer que era a nossa vez.

Fizemos parte dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento dentro do núcleo gestor do Plano Diretor, e do de Turismo sendo Vice Presidente e Conselheiro Regional.

Foram quase dois anos para entender que, repito LEGISLAR, NORMATIZAR, ORGANIZAR, PLANEJAR eram verbos indeclináveis.

Até hoje não temos nem a LUOS, nem o PLANO MUNICIPAL DE TURISMO.

No Conselho de Desenvolvimento a esperança que fossem levados até nós Conselheiros, os principais problemas da Cidade, pois ali estavam reunidos todos os representantes de todos os seguimentos da Sociedade Civil, bem como os secretários de todas as pastas e o Presidente era o Sr. Prefeito Eduardo de Sousa Cezar.

Nunca participou de uma reunião sequer. Em seu lugar o então secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano que fez questão de desmotivar todos que se reuniam na esperança de ajudar a Cidade, pois ficamos meses discutindo o “sexo dos anjos” para se elaborar o Regimento Interno e nada se trouxe para discutir efetivamente.

No do Turismo o mesmo se aplicou e abdicava-se de tudo para se elaborar o “PLANO MUNICIPAL DE TURISMO”.

Rejeitaram até o PDTR, em nome do Plano, já se passaram acho que cinco anos e agora o novo secretário vem pedir o apoio do empresariado para a elaboração do mesmo.

No Conselho Regional de Turismo, a primeira medida do Prefeito foi retirar a Cidade do Circuito Litoral Norte alegando falta de verba, enquanto que nas Jornadas do Turismo Paulista, elaborado pelo Governo Estadual, era tudo gratuito e nem assim participávamos.

Hoje parece voltamos ao Circuito Litoral Norte, uma vez que o Ministro do Turismo tem visitado nossa região e está monitorando a evolução de cada Cidade, o que nos faz crer que a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016 serão apenas para nossos vizinhos, ficaremos na “porta do Circo vendo o filho dos ricos comendo pipoca”.

É bom lembrar que a rejeição do PDTR, bem como, as insistentes solicitações de reunir todos envolvidos para se discutir os principais problemas da cidade, com a disposição da então Promotora Elaine Taborda de participar foi rechaçada pelo outro secretário de assuntos jurídicos, que o Sidney menciona, e ninguém da Sociedade Civil veio ao encontro para fortalecer a idéia.

A “LEI DE GERSON’, enquanto não há leis, organização, podemos fazer o que queremos, agora colhemos o que plantamos, e esse é só o começo da safra.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu