Em busca...



Tecnologia não poluente

Avião pioneiro movido a energia solar, que não produz emissões de CO2, faz um voo teste bem-sucedido

Gabeira.com
A divulgação de formas alternativas de energia ganhou um novo impulso às vésperas da Conferência do Clima de Copenhague com o anúncio de que o primeiro teste com um avião movido a energia solar foi um sucesso.

Batizado de Solar Impulse, ele vem sendo desenvolvido desde 2003, tendo à frente o aventureiro Bertrand Piccard, famoso por sua volta ao mundo de balão em 20 dias.

Um protótipo do avião fez um voo curto, de baixa altitude ontem, na Suíça, depois de uma série de testes em terra realizados em novembro.

- Foi absolutamente fantástico ver esse avião finalmente no ar - disse Piccard.

- Nunca uma aeronave desse tamanho e com esse peso voou com tão pouca energia.

Assista ao vídeo

O avião pesa apenas 1.600 kg, embora possua a envergadura de um Airbus A330. O objetivo de Piccard é cruzar o Atlântico a bordo da aeronave em 2012 e, posteriormente, dar a volta ao mundo.

Se for bem-sucedido, o projeto vai abrir novas possibilidades, ainda que distantes, para a aviação comercial, uma grande fonte de emissões de CO2 na atmosfera - e cujo controle ainda é uma incógnita.

A nave ganhará mais células solares nas asas, que vão capturar a energia para mover os seus quatro motores. Baterias de lítio vão permitir que o avião possa voar à noite e em dias nublados.
Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu