Eleições 2010

A democracia avança

Sidney Borges
Tenho apreço pelo Zé Dirceu. Gosto de quem fala a verdade. Em evento das comemorações dos 30 anos do PT ele disse que o Brasil não quer ser governado novamente por FHC. É verdade. O Brasil não vai votar em FHC. Também não vai votar em Lula que não pode mais ser candidato, embora dê a sensação que ainda não caiu a ficha.

Por enquanto o Brasil parece inclinado a votar em Serra, isso pode mudar. Sempre digo que as pesquisas não mostram a realidade, apenas indicam tendências. Ainda é cedo para dizer quem será o vencedor.

Ontem, conversando com um amigo depois do apagão telefônico que atingiu Ubatuba, expressei meu otimismo. É bom ver a democracia em desenvolvimento e, acreditem, não há um mínimo de ironia nessas palavras. Ganhe Serra ou Dilma, o plano econômico traçado na década de 1990 será seguido à risca. Está funcionando, a economia vai bem, o Brasil cresce a olhos vistos.

Porém, antes de atingirmos o desenvolvimento pleno, há caminhos a percorrer. Educação, infra-estrutura precária e desigualdade são os principais problemas que o novo governo terá pela frente. Nas grandes cidades a violência é o xis da questão.

O Brasil é um modelo a ser seguido e parte considerável do sucesso nacional deve ser creditado ao presidente Lula. Embora o discurso em certos momentos provoque estranheza, as ações são o que importa. Um homem é o que faz, não o que diz. O que Lula faz é reconhecido em Londres e Nova Iorque, templos do neoliberalismo, como atitudes dignas de um estadista.

Mas a democracia pressupõe alternância e Lula, com toda a bagagem adquirida nesse anos de governo vai vestir o pijama. E dar conselhos.

Zé Dirceu não, ele nunca descansa. Pena que não chegou lá, nadou, nadou e morreu na praia. Mas acreditem, Zé Dirceu abomina o neoliberalismo, é contra, tem nojo. Seu único defeito é torcer um pouquinho os fatos...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu